ônibus em são luís

SET notifica Prefeitura de São Luís por atraso em subsídio do transporte

Sindicato cobra pagamento de R$ 6,1 milhões referentes a dezembro de 2025 e alerta para descumprimento de acordo homologado na Justiça do Trabalho

Ysabelle Ribeiro/Ipolítica

ET notifica Prefeitura de São Luís por atraso no pagamento de subsídio
ET notifica Prefeitura de São Luís por atraso no pagamento de subsídio (Foto: Juvêncio Martins/TV Mirante)

SÃO LUÍS - O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET) notificou oficialmente a Prefeitura de São Luís pelo atraso no pagamento do subsídio do transporte coletivo, referente ao mês de dezembro de 2025. A notificação extrajudicial foi enviada no dia 8 de janeiro de 2026 ao secretário municipal de Trânsito e Transporte, Maurício Itapary, e ao secretário municipal de Governo, Emílio Carlos Murad. O valor cobrado é de R$ 6.169.659,30. 

Segundo o sindicato, o repasse deveria ter sido efetuado até o quarto dia útil do mês subsequente, conforme acordo firmado em audiência de conciliação realizada em fevereiro de 2024 e homologado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA).

Acordo judicial previa pagamento no prazo

De acordo com o SET, o pagamento do subsídio está previsto em acordo judicial firmado nos autos de dois processos trabalhistas, após negociação entre o sindicato e o Município de São Luís.

O documento destaca que o compromisso foi assumido pela prefeitura e que, até a data da notificação, o valor referente a dezembro seguia pendente de pagamento.

Recursos têm destinação específica

Na notificação, o sindicato ressalta ainda que, a pedido do próprio município, ficou estabelecido que os valores repassados devem ser utilizados exclusivamente para:

  • pagamento de salários dos trabalhadores do transporte coletivo;
  • cumprimento dos reajustes salariais acordados;
  • pagamento de tickets alimentação da categoria.

Cobrança por regularização

Diante do atraso, o SET afirma aguardar a regularização imediata do pagamento, destacando que o descumprimento do acordo pode gerar impactos no sistema de transporte coletivo da capital maranhense.

Até o momento, a Prefeitura de São Luís não se manifestou oficialmente sobre a notificação.

Outro lado

O Imirante entrou em contato com a Prefeitura de São Luís nesta sexta-feira (16), para obter um posicionamento sobre o tema, mas até o momento não houve resposta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.