Avanço

Roseana Sarney conclui terceira sessão da fase vermelha da quimioterapia

Ex-governadora informou avanço no tratamento oncológico e destacou que falta apenas uma sessão para encerrar a fase mais intensa da quimioterapia.

Ipolítica

Roseana destacou nas redes sociais o avanço no tratamento
Roseana destacou nas redes sociais o avanço no tratamento (Reprodução/Redes Sociais)

SÃO LUÍS – A deputada federal e ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney (MDB) informou nesta terça-feira (6) que concluiu a terceira sessão da chamada “quimioterapia vermelha”, etapa considerada uma das mais intensas do tratamento contra o câncer de mama. O tratamento é realizado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

A atualização foi feita pela própria parlamentar em uma publicação nas redes sociais, na qual destacou o avanço no tratamento e afirmou que falta apenas uma sessão para concluir essa fase.

Hoje foi um dia muito bom, porque eu consegui fazer a terceira químio da fase vermelha e só falta uma da fase vermelha, que são quatro no total. Já fiz as doze da primeira fase e agora mais três, que são quinze. Só falta uma e, se Deus quiser, eu vou conseguir fazer”, afirmou Roseana.

Na mensagem, a deputada também agradeceu o apoio recebido ao longo do tratamento.

Quero agradecer a todos vocês pelas orações e a toda a equipe que cuida de mim com muito carinho. Está tudo bem”, disse.

O que é a quimioterapia vermelha

A chamada quimioterapia vermelha é um termo popular utilizado para se referir a uma classe de quimioterápicos conhecida como antraciclinas, que inclui medicamentos como a doxorrubicina e a epirrubicina. O sufixo rubi no meio do nome desses remédios está associado à coloração avermelhada desses fármacos.

Essas substâncias atuam diretamente no DNA das células tumorais, impedindo a multiplicação das células cancerígenas e induzindo a morte celular programada, sendo amplamente utilizadas no tratamento do câncer de mama. Podem causar efeitos colaterais como náuseas, mal-estar, urticárias (coceiras) e outras reações.

Tratamento e acompanhamento

Roseana Sarney tornou público o diagnóstico de câncer de mama em agosto de 2025, após a doença ser identificada durante um check-up de rotina. Em outubro, ela concluiu as 12 sessões da fase inicial, que combinou quimioterapia e imunoterapia.

No início de dezembro de 2025, a parlamentar precisou ser internada devido a um quadro de baixa imunidade, mas apresentou melhora clínica, recebeu alta e conseguiu passar o Natal ao lado da família.

Apoio e trajetória

Desde que anunciou o diagnóstico, Roseana tem recebido inúmeras manifestações de apoio de lideranças políticas, eleitores e admiradores. Em 13 de dezembro, ela recebeu a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da primeira-dama Rosângela ‘Janja’ Silva, durante o período de acompanhamento médico.

Deputada federal pelo Maranhão, Roseana Sarney foi a primeira mulher eleita governadora de um estado brasileiro, governando o Maranhão por quatro mandatos. Também foi senadora da República e líder do governo no Congresso Nacional, mantendo-se como uma das principais lideranças políticas do estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.