Mérito Empreendedor

Premiação celebra nomes importantes do empreendedorismo maranhense

A iniciativa homenageia pessoas ou instituições que contribuíram para o desenvolvimento dos pequenos negócios e do empreendedorismo no estado.

Imirante.com

A 1ª edição da Medalha do Mérito Empreendedor consolida um momento histórico para o Maranhão. (Foto: Divulgação/Sebrae)
A 1ª edição da Medalha do Mérito Empreendedor consolida um momento histórico para o Maranhão. (Foto: Divulgação/Sebrae)

SÃO LUÍS – Em uma iniciativa que visa reconhecer pessoas e instituições que fazem a diferença nos pequenos negócios e fortalecem o empreendedorismo maranhense, foi realizada a primeira edição da premiação Medalha do Mérito Empreendedor do Sebrae Maranhão. 

Com o espaço Zeca Belo lotado no Multicenter Negócios e Eventos, o clima era de celebração e orgulho. “A Medalha do Mérito Empreendedor é a materialização de um propósito. O estado cresce quando acredita nos seus empreendedores”, afirmou o presidente do CDE do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo.

A primeira edição teve como patrono o empresário e engenheiro civil Edilson Baldez das Neves, presidente da FIEMA e ex-presidente do CDE do Sebrae Maranhão. Referência na defesa da indústria e no apoio ao ambiente empresarial, ele recebeu a placa de homenagem das mãos de Celso Gonçalo.

“Cada desafio e cada parceria foram decisivos para eu chegar até aqui. Essa homenagem celebra não só a minha trajetória, mas todo o trabalho feito ao lado dos pequenos negócios”, agradeceu Baldez.

Os homenageados da noite

A primeira agraciada da história da medalha foi Ana Luzia Alhadeff, da Doce Pedaço Biscoitos Finos. O negócio nasceu da necessidade de cuidar da filha Sofia, que tem paralisia cerebral e intolerância à lactose, e virou um case internacional.

A empresa, que começou de forma modesta, com um investimento inicial de apenas R$ 300, atualmente produz cerca de dez toneladas de biscoitos por ano, exporta para o México e está em negociação com Portugal. Ana Luzia também já conquistou duas vezes o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, consolidando-se como referência em superação e inovação.

“Para mim, este é um momento único, porque falar em empreendedorismo e da minha trajetória está intrinsecamente ligado ao Sebrae. O Sebrae acreditou na Doce Pedaço quando nem mesmo a minha família acreditava. Acreditou que uma professora, voltando ao mercado de trabalho e que tinha deixado o mestrado para cuidar da filha, podia se reinventar, se agigantar e fundar uma empresa de biscoitos artesanais”, disse Alhadeff, agraciada com a Medalha do Mérito Empreendedor pela diretora de Administração e Finanças do Sebrae Maranhão, Édila Neves.

Realizada no Multicenter Negócios e Eventos, a solenidade reuniu empresários, comunicadores, representantes de instituições e autoridades municipais e estaduais. (Foto: Divulgação/Sebrae)
Realizada no Multicenter Negócios e Eventos, a solenidade reuniu empresários, comunicadores, representantes de instituições e autoridades municipais e estaduais. (Foto: Divulgação/Sebrae)

O segundo homenageado, Carlos Gaspar, é advogado, professor, empresário, membro da Academia Maranhense de Letras e ex-presidente do CDE do Sebrae Maranhão. Com forte atuação no desenvolvimento econômico do estado, ele celebrou a honraria como um tributo a todos os empreendedores maranhenses.

“Tenho o privilégio de estar entre os três escolhidos para receber tão honrosa homenagem, que, neste momento, representa também um tributo a milhares de micro e pequenos empresários e empreendedores de todos os ramos da atividade econômica. Estendo igualmente minha reverência aos dedicados servidores desta instituição, o Sebrae Maranhão, da qual também já tive a honra de pertencer”, declarou Gaspar, que recebeu a medalha pelas mãos do diretor superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal.

Fechando o trio de homenageados, o empresário e industrial maranhense Luiz Carlos Cantanhede, presidente da Associação Comercial do Maranhão por mais de duas décadas, e fundador dos grupos Atlântica e Internacional Marítima. Ele lidera um conglomerado com mais de 10 mil colaboradores, referência nacional em boas práticas de governança sustentável e responsabilidade social.

“Estamos atuando em quase todo o país e tivemos a audácia de empreender em uma atividade extremamente desafiadora. Gostaria de agradecer ao Sebrae pela iniciativa e pela honra que este reconhecimento nos concede. Estou profundamente honrado e feliz. Essa premiação do Sebrae pode, de fato, ser o incentivo capaz de abrir novos caminhos para muitos empreendedores”, ressaltou Luiz Carlos, condecorado com a Medalha do Mérito Empreendedor pelo diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.