veja como adotar uma cartinha

Papai Noel dos Correios: começou a maior ação de solidariedade natalina do país

Em três décadas, quase 7 milhões de cartinhas foram atendidas.

Imirante.com

Atualizada em 07/11/2025 às 14h23
O evento contou com a presença do Bom Velhinho e de estudantes da Creche Escola Maria de Jesus Carvalho. Foto: Divulgação
O evento contou com a presença do Bom Velhinho e de estudantes da Creche Escola Maria de Jesus Carvalho. Foto: Divulgação

SÃO LUÍS - A campanha Papai Noel dos Correios foi lançada, nessa sexta-feira (7), no Shopping do Automóvel Holandeses, em São Luís. O evento contou com a presença do Bom Velhinho e de estudantes da Creche Escola Maria de Jesus Carvalho, uma das instituições contempladas pelo projeto este ano.

Há 36 anos, essa corrente do bem une esforços da estatal e da sociedade para atender aos pedidos de presentes daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A cada edição, a campanha reforça valores de inclusão, diversidade, representatividade, integridade e transparência.

Em três décadas, quase 7 milhões de cartinhas foram atendidas. Em 2024, quando a ação completou 35 anos, 350 mil cartas foram adotadas em todo o país. No Maranhão, mais de 5 mil crianças foram presenteadas. "É muito gratificante ver a corrente de amor e solidariedade que se forma em torno dessa campanha e, além disso, ver a confiança que a sociedade tem nos Correios, tanto as crianças e seus familiares, que confiam a nós os seus sonhos de Natal, quanto os padrinhos, que acreditam na nossa missão de conectar pessoas", disse o superintendente dos Correios no Maranhão, Thiago Serra.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Como funciona – Os Correios recebem as cartinhas de estudantes das escolas da rede pública (até o 5º ano do ensino fundamental) e de instituições parceiras, como creches, associações e abrigos. Depois de serem lidas e selecionadas, as cartas são disponibilizadas nos pontos de adoção e no blog da campanha. Até o momento, em todo o país, a campanha já recebeu mais de 130 mil cartas para adoção. No Maranhão, 27 instituições participarão da campanha em 2025. Todas as cartinhas já foram selecionadas e cadastradas. Muitas pedem bonecas, carrinhos de controle remoto, material escolar e bicicletas. "Pedi uma boneca Barbie. Vou levá-la para passear e brincar bastante com ela. Fiz um monte de corações na minha cartinha e até convidei Papai Noel para ir à minha casa", revelou a menina Átila Diniz, de 4 anos, durante o lançamento da Campanha.

Como adotar - No Maranhão, as cartinhas estarão disponíveis para adoção, a partir de hoje (7), na Casa do Papai Noel dos Correios, montada na Praça de Alimentação do Shopping do Automóvel Holandeses, em São Luís, e nas agências de Correios das cidades de Barreirinhas, Itapecuru-Mirim, Pinheiro, Caxias, Santa Inês, Timon e Imperatriz.

As cartinhas de São Luís também podem ser adotadas no site da campanha, no endereço blognoel.correios.com.br, onde também estão disponíveis as datas, locais e horários dos pontos de adoção.

Fique atento: os Correios não distribuem cartas para adoção diretamente à população, em suas residências. As cartinhas do Papai Noel dos Correios ficam disponíveis apenas nos locais indicados no blog.

A entrega de presentes deverá ser feita presencialmente, nos pontos de adoção até o dia 12 de dezembro. Os presentes precisam estar embalados e identificados com o número da cartinha. De 15 a 19 de dezembro, serão realizadas as entregas festivas nas escolas, com a presença do Papai Noel.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.