Mercado de Trabalho

Alumar abre mais de 100 vagas exclusivas para mulheres em Programa Aprendiz 2026

Ação afirmativa visa impulsionar a formação de talentos e ampliar presença feminina na indústria.

Imirante, com informações da Alumar

Ação afirmativa visa impulsionar a formação de talentos e ampliar presença feminina na indústria.
Ação afirmativa visa impulsionar a formação de talentos e ampliar presença feminina na indústria. ((Foto: Wilson Dias/Agência Brasil))

SÃO LUÍS - Estão abertas até o dia 19 de novembro as inscrições para o Programa Aprendiz 2026 da Alumar, que, neste ano, oferece mais de 100 vagas afirmativas destinadas a mulheres. As oportunidades são voltadas para cursos técnicos nas áreas de Administração e Segurança do Trabalho e curso de aprendizagem industrial para Operadora de Processos Metalúrgicos do Alumínio (OPMA).

Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp

A iniciativa incentiva a inserção de mulheres em setores industriais tradicionalmente ocupados por homens. As interessadas podem se inscrever até o dia 19 de novembro, exclusivamente pelo site go.eureca.me/aprendizalcoa2026.

Para participar, é necessário ter entre 18 e 21 anos no ato da inscrição — exceto no caso de pessoas com deficiência, para as quais a idade mínima é 18 anos e não há limite máximo. As candidatas devem residir na região metropolitana de São Luís (MA), ter ensino médio completo, não possuir formação/habilitação técnica na área escolhida e disponibilidade para jornada de seis horas diárias.

Realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o programa combina formação teórica e prática, oferecendo remuneração e benefícios compatíveis com o mercado. Durante o curso, as participantes terão a oportunidade de vivenciar o ambiente industrial da Alumar, desenvolvendo competências voltadas à gestão administrativa, processos produtivos e saúde e segurança no trabalho.

Taynara Barros, ex-aprendiz que ingressou na empresa por meio da ação afirmativa, hoje integra o quadro de funcionárias da empresa. “Desde pequena eu sonhava em trabalhar na indústria, e a Alumar sempre foi uma referência para mim. Ingressar como aprendiz, em um processo seletivo voltado exclusivamente para mulheres, me mostrou que, com oportunidade, incentivo e determinação, tudo é possível”, afirma Taynara.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.