Comércio fechado

Dia do Comerciário: lojas da Grande São Luís não funcionarão nesta segunda-feira (20)

Lojas de rua e de shoppings não funcionarão; praças de alimentação e lazer seguem abertas.

Imirante.com

Atualizada em 19/10/2025 às 07h13
A Fecomércio-MA orienta os consumidores a anteciparem suas compras, já que não será permitida a abertura das lojas no Dia do Comerciário.
A Fecomércio-MA orienta os consumidores a anteciparem suas compras, já que não será permitida a abertura das lojas no Dia do Comerciário. (Foto: O Estado)

SÃO LUÍS - O comércio fechado será realidade na próxima segunda-feira (20) em toda a Grande Ilha — que inclui São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa — em razão do Dia do Comerciário. A data, tradicionalmente celebrada na penúltima segunda-feira de outubro, é considerada descanso remunerado para os trabalhadores do setor, conforme previsto nas Convenções Coletivas de Trabalho.

Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp

O que estará fechado e o que funciona

Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), a medida afeta diretamente o funcionamento das lojas:

🛍️ Lojas de rua: fechadas

🏬 Lojas de shoppings: fechadas

🍽️ Praças de alimentação: abertas

🎡 Espaços de lazer dos shoppings: abertos

Orientação aos consumidores

A Fecomércio-MA orienta os consumidores a anteciparem suas compras, já que não será permitida a abertura das lojas no Dia do Comerciário. A recomendação visa evitar transtornos e garantir que os clientes possam se organizar com antecedência.

Valorização dos profissionais do comércio

A data é considerada uma conquista histórica da categoria e tem como objetivo valorizar os profissionais que atuam diariamente no comércio varejista e atacadista da região metropolitana de São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.