BRASÍLIA – O gabarito preliminar das provas objetivas da segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU), aplicado neste domingo (5), foi disponibilizado nesta segunda-feira (6).
Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), cada um dos nove blocos temáticos contou com quatro tipos de prova, totalizando 36 gabaritos preliminares.
Os candidatos podem acessar os gabaritos e os cadernos de prova no site da FGV, utilizando login do portal Gov.br.
CNU 2025 tem 42,8% de abstenção; percentual é menor que o de 2024
O estado que registrou maior índice de abstenção foi o Amazonas, com 51,2% e ausência dos inscritos. O Distrito Federal foi a unidade da federação com menor percentual de abstenção - 30,8%.
No total, 761.545 se inscreveram, o que significa que mais de 435 mil candidatos compareceram à prova objetiva do certame.
“O CPNU é muito mais do que um concurso. Ele já virou um projeto inovador que saiu do papel no atual mandato do presidente Lula", disse a ministra da Gestão, Esther Dweck, em coletiva de imprensa na noite deste domingo.
Próximas etapas do CNU 2025
- Notas finais e convocação para segunda fase: 12 de novembro, incluindo avaliação de títulos e verificação de cotas raciais e PCD.
- Prova discursiva: 7 de dezembro, com resultado preliminar em 23 de janeiro.
- Convocação final e início do curso de formação: 16 de março de 2026.
Vagas e órgãos
O CNU 2025 oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, sendo 3.144 para nível superior e 508 para nível intermediário. Do total, 2.480 vagas são imediatas e 1.172 para preenchimento a curto prazo após homologação.
Dweck descarta CNU em 2026
Segundo a ministra, a expectativa é convocar excedentes dos concursos que já foram realizados, como o da Polícia Federal (PF) e do CNU 2025.
“Não há previsão de um novo Concurso Público Nacional Unificado. O que está programado para 2026, já incluído no nosso orçamento, é a convocação de excedentes de diferentes concursos em andamento, incluindo a própria chamada da segunda edição do CNU”, afirmou Esther Dweck, durante entrevista ao programa 'Bom Dia, Ministra', da EBC.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.