Enem dos Concursos

CNU 2025: saiba como consultar gabaritos preliminares

Gabarito preliminar das provas objetivas já foi foi disponibilizado pela FGV

Ipolítica, com informações da Agência Brasil

Concurso Nacional Unificado (CNU) foi aplicado neste domingo (5)
Concurso Nacional Unificado (CNU) foi aplicado neste domingo (5) (Reprodução)

BRASÍLIA – O gabarito preliminar das provas objetivas da segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU), aplicado neste domingo (5), foi disponibilizado nesta segunda-feira (6).

Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), cada um dos nove blocos temáticos contou com quatro tipos de prova, totalizando 36 gabaritos preliminares.

Os candidatos podem acessar os gabaritos e os cadernos de prova no site da FGV, utilizando login do portal Gov.br.

Os recursos poderão ser registrados entre 0h de terça-feira (7) e 23h59 de quarta-feira (8) na Página de Acompanhamento do certame.

CNU 2025 tem 42,8% de abstenção; percentual é menor que o de 2024

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou, na noite deste domingo (5), que o percentual de abstenção da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) ficou em 42,8%.

O estado que registrou maior índice de abstenção foi o Amazonas, com 51,2% e ausência dos inscritos. O Distrito Federal foi a unidade da federação com menor percentual de abstenção - 30,8%.

No total, 761.545 se inscreveram, o que significa que mais de 435 mil candidatos compareceram à prova objetiva do certame. 

“O CPNU é muito mais do que um concurso. Ele já virou um projeto inovador que saiu do papel no atual mandato do presidente Lula", disse a ministra da Gestão, Esther Dweck, em coletiva de imprensa na noite deste domingo.

Próximas etapas do CNU 2025

  • Notas finais e convocação para segunda fase: 12 de novembro, incluindo avaliação de títulos e verificação de cotas raciais e PCD.
  • Prova discursiva: 7 de dezembro, com resultado preliminar em 23 de janeiro.
  • Convocação final e início do curso de formação: 16 de março de 2026.

Vagas e órgãos

O CNU 2025 oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, sendo 3.144 para nível superior e 508 para nível intermediário. Do total, 2.480 vagas são imediatas e 1.172 para preenchimento a curto prazo após homologação.

Dweck descarta CNU em 2026

A ministra da Gestão, Esther Dweck, afirmou no início do mês que não há previsão de uma nova edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) para 2026.

Segundo a ministra, a expectativa é convocar excedentes dos concursos que já foram realizados, como o da Polícia Federal (PF) e do CNU 2025.

“Não há previsão de um novo Concurso Público Nacional Unificado. O que está programado para 2026, já incluído no nosso orçamento, é a convocação de excedentes de diferentes concursos em andamento, incluindo a própria chamada da segunda edição do CNU”, afirmou Esther Dweck, durante entrevista ao programa 'Bom Dia, Ministra', da EBC.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.