(Divulgação)
COLUNA
Estado Maior
Notas sobre a política local, regional e nacional.
Estado Maior

Especulação sobre afastamento acirra ânimos no MA

As falas sobre um possível afastamento do governador Carlos Brandão têm levado a várias demissões de dinistas da administração estadual.

Ipolítica

Márcio Jerry vai perder comando da Secid e seus 280 cargos no governo
Márcio Jerry vai perder comando da Secid e seus 280 cargos no governo (Divulgação)

SÃO LUÍS - Depois da troca de comando na Secretaria Estadual de Igualdade Racial, outras deverão acontecer nas próximas semanas. A mais “esperada” é na Secretaria Estadual de Cidades (Secid). O indicado do deputado federal, Márcio Jerry (PCdoB), Robson Paz, ainda não foi exonerado porque está em missão internacional pela pasta. Houve ainda uma série de demissões na Educação. Os indicados do vice-governador, Felipe Camarão (PT), estão sendo exonerados.

E o fato novo que tem gerado as exonerações é a especulação de afastamento do governador Carlos Brandão (sem partido). Desde a semana passada, que dinistas estão espalhando sobre o tal afastamento. O deputado Leandro Belo (PODE), por exemplo, deu até prazo na Assembleia Legislativa. Segundo ele, Camarão assume o governo em 60 dias.

Também falam abertamento sobre a saída de Brandão da cadeira os deputados Márcio Jerry e Othelino Neto (Solidariedade).

Toda a especulação tem gerando insegurança jurídica e política no Maranhão além do clima de tensão.

A presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale (PSB), já até reuniu parte de seus aliados para expressar preocupação com as especulações e garantir que todos continuem caminhando ao lado do governador.

Brandão não está em São Luís no momento. Passa essa semana em São Paulo e Brasília. Quando retornar para a capital maranhense, vai continuar a fazer mudanças retirando os aliados dinistas da estrutura de governo.

Com quem fica

A Secid deve ser direcionada para o deputado federal Júnior Lourenço (PL). Ele já está de malas prontas para deixar o partido de Josimar de Maranhãozinho e se filiar no MDB.

Ele vai indicar o novo titular da pasta. Chegou a ser especulado que Aluisio Mendes (Republicanos) poderia ficar com a Secid.

À coluna, Mendes disse que inicialmente foi negociado o espaço, mas afirmou que o partido decidiu ficar com a Secretaria de Esportes.


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.