SÃO LUÍS - Um motociclista sofreu ferimentos após ser atingido por uma linha chilena, utilizada em pipas, na tarde deste sábado (30), enquanto trafegava pela Avenida dos Africanos, em São Luís.
Uma equipe da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania de São Luís (Semusc) socorreu o motociclista, que estava ensanguentado e caído na pista. A vítima foi encaminhada para atendimento no Hospital Municipal Djalma Marques, o Socorrão I, no Centro de São Luís, e recebeu alta no início da noite.
A utilização de cerol e linhas chilenas em pipas tem se tornado perigosa nos últimos anos, já que são substâncias cortantes e quase imperceptíveis, que podem causar graves acidentes e até mortes. No Maranhão, a fabricação, a comercialização e o uso da linha chilena são proibidos por lei.
Leia também:
Projeto de Lei nacional e Lei Estadual do Maranhão proíbem uso indiscriminado de pipas e "cerol"
A Lei Estadual nº 11.821/2022 tipifica o uso de cerol e linha chilena como crimes, e quem for flagrado pode responder criminalmente, correndo o risco de ser multado ou até preso. A legislação proíbe não apenas a linha chilena, feita com quartzo moído e óxido de alumínio, mas também o cerol e qualquer outro material cortante para empinar pipas.
De acordo com o governo do Maranhão, o Procon é o órgão responsável pela fiscalização e comercialização da venda de cerol, cujas sanções também estão previstas no Código de Defesa do Consumidor, com base na Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.