Feche os olhos e pense em momentos marcantes da sua vida. É bem provável que a música esteja ligada a algum deles. Uma canção que embalou uma comemoração, um refrão que marcou um encontro, um ritmo que animou uma conquista.
Nos negócios, não é diferente. A música tem o poder de transformar ambientes comuns em experiências memoráveis. Ela pode acelerar passos em uma academia, despertar sorrisos em uma loja ou fazer um prato parecer ainda mais saboroso em um restaurante.
Mas nada disso acontece por acaso. Cada música que toca em seu estabelecimento é fruto do talento e do trabalho de compositores, intérpretes e músicos que dedicam sua vida à arte. E, para que essa engrenagem continue girando, existe o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição).
O que é o Ecad?
O Ecad é uma entidade privada sem fins lucrativos que realiza a cobrança de direitos autorais sempre que existe execução pública de músicas, como em emissoras de rádio e TV, shows, eventos, estabelecimentos comerciais, cinemas, plataformas de streaming, entre outros canais e espaços.
Após arrecadar esses valores, o Ecad faz a identificação das músicas tocadas e distribui os direitos autorais para as associações de música, que remuneram os compositores, músicos e intérpretes, fortalecendo toda a cadeia criativa.
Esse direito é amparado pela lei federal 9.610/98. Isso mesmo, direito autoral é mais do que respeito ao trabalho dos artistas. É uma questão de lei!
Como é o cálculo do valor a ser pago?
O modelo adotado no Brasil e praticado pelo Ecad consiste em uma licença para o uso ilimitado de músicas. Dessa forma, direitos autorais são pagos para que se possa utilizar quantas músicas quiser, quantas vezes desejar.
O valor cobrado varia em função da área sonorizada, da importância da música para o negócio e do município em que o estabelecimento está localizado.
O Regulamento de Arrecadação está disponível para consulta em nosso site, assim como o simulador de cálculo, para ter uma estimativa da mensalidade a ser paga.
Música como estratégia de negócio
Quer saber como usar a música de forma estratégica no seu negócio e ainda fortalecer o trabalho dos artistas?
Baixe gratuitamente o nosso e-book com dicas práticas para transformar o som em um dos maiores aliados da sua marca.
O que você vai aprender:
- Entender a música como elemento de experiência.
- Influência no comportamento do cliente.
- Construção de identidade e lealdade à marca.
- Aplicações práticas em diferentes setores.
- Como escolher a trilha musical certa para o estabelecimento.
A música dá o tom do seu negócio.
Valorize os seus criadores.
Direito autoral é lei!
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.