Candidatura laranja

André Mendonça retira de pauta o processo do PSC por fraude em cota de gênero

Julgamento em plenário virtual estava previsto para ter início no próximo dia 29 de agosto, mas foi retirado de pauta após pedido de destaque.

Carla Lima/Ipolítica

Relator André Mendonça retirou processo do PSC de pauta no TSE
Relator André Mendonça retirou processo do PSC de pauta no TSE ((Nelson Jr./SCO/STF))

SÃO LUÍS - O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), André Mendonça, retirou de pauta o processo com a acusação de fraude na cota de gênoro contra o PSC. A ação estava na pauta virtual com início de julgamento para o dia 29 de agosto com término dia 4 setembro.

A mudança se deu por pedido de destaque da defesa do PSC e dos deputados estaduais Wellignton do Curso (NOVO) e Fernando Braide (Solidariedade) para que o julgamento presencial no TSE. Com isso, o processo deve demorar mais 15 dias para ser analisado no tribunal.

O PSC é acusado de ter usado candidatura laranja nas eleições de 2022 na disputa de deputados estadual. O processo foi julgado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e neste julgamento do partido foi condenado por 5 a 2 por fraude em cota de gênero.

No TSE, o relator André Mendonça deu decisão monocrática determinando a anulação dos votos do PSC. Mas com aplicação somente após decisão do pleno do tribunal. Se confirmada, perdem o mandato os deputados Wellington do Curso e Fernando Braide.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.