SÃO LUÍS - A comunidade do Coroadinho e da região da bacia do Bacanga, em São Luís, vai conhecer neste sábado (23) os resultados do Projeto UNA-SE, desenvolvido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A apresentação será realizada às 8h, no Centro Educa Mais Dorilene Silva Castro, no próprio bairro, com a participação de moradores, pesquisadores, lideranças locais e órgãos parceiros.
O projeto é resultado da atuação conjunta dos programas de pós-graduação em Cultura e Sociedade, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Ciências da Informação e Artes Cênicas da UFMA, com financiamento da AGEUFMA e da Pró-reitoria de Extensão e Cultura. A iniciativa busca promover a preservação do patrimônio cultural e ambiental do território.
Entre as ações desenvolvidas estão oficinas, escutas comunitárias, trilhas educativas, feiras culturais e o Seminário UNA-SE 2025, que discutiu os impactos das mudanças climáticas no patrimônio histórico e cultural do Parque Estadual do Bacanga, em alinhamento com a COP 30.
O projeto também produziu materiais de destaque, como o Inventário Colaborativo do Sítio do Físico, o Museu das Trilhas Turísticas do Sítio do Físico, uma cartilha educativa, um documentário sobre potencialidades museológicas do território e o Selo Territorial para a produção artesanal do Polo Coroadinho.
Próximos passos
De acordo com o professor Arkley Bandeira, um dos coordenadores, o encontro deste sábado será um momento de celebração das conquistas e de abertura para novos diálogos. “A reunião servirá também para definir novas ações para o próximo ano, inclusive, a consolidação das entregas e a ampliação do escopo e da área de atuação do Una-se”, afirmou.
O objetivo é fortalecer a participação social e planejar as próximas etapas para o futuro do território, garantindo a continuidade das ações de preservação e valorização cultural e ambiental.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.