Vulnerabilidade social

Curso de Aprendizagem Profissional Inclusiva é lançado no Maranhão

Ao todo, 30 adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social participam da turma.

Imirante.com

O encontro reuniu representantes das instituições parceiras, alunos e familiares, que tiveram a oportunidade de dialogar sobre a proposta do curso.
O encontro reuniu representantes das instituições parceiras, alunos e familiares, que tiveram a oportunidade de dialogar sobre a proposta do curso. (Foto: Divulgação / Senac)

SÃO LUÍS – O Centro de Educação Profissional (CEP) São Luís realizou, neste mês, a aula inaugural da turma do Programa de Aprendizagem Profissional Inclusiva em Serviços Administrativos. A cerimônia marcou o início de uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas).

O encontro reuniu representantes das instituições parceiras, alunos e familiares, que tiveram a oportunidade de dialogar sobre a proposta do curso e conhecer as principais informações sobre a formação. Ao todo, 30 adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social participam da turma, que terá foco na qualificação para funções administrativas.

A supervisora acadêmica do CEP São Luís, Fernanda Nascimento, destacou que a iniciativa vai além de uma simples formação educacional.

“Receber esses jovens em um programa de aprendizagem é assumir o compromisso de guiá-los com dedicação, propósito e olhar humano. Cada aluno traz consigo sonhos, desafios e um enorme potencial, e nosso papel é oferecer ferramentas, conhecimento e apoio necessários para que eles cresçam pessoal e profissionalmente”, afirmou.

Já a chefe do escritório do UNICEF no Maranhão e Piauí, Ofélia Silva, ressaltou que o projeto faz parte da iniciativa nacional “1 Milhão de Oportunidades (1MiO)”, que busca ampliar o acesso ao mercado de trabalho para jovens em situação de vulnerabilidade.

“O Senac no Maranhão abraçou a causa da inclusão produtiva de forma exemplar. É um de nossos parceiros naturais para ampliar o alcance do 1MiO no estado”, disse.

Ela adiantou ainda que novas ações devem ser lançadas em breve por meio da Aliança pelo Maranhão, articulação que reunirá empresas líderes no estado, além das secretarias estaduais de Educação e Assistência Social, em parceria com organismos internacionais.

Durante o curso, os estudantes terão acesso a conteúdos sobre processos de compras, controle de estoque, marketing, educação financeira, uso de recursos tecnológicos e desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Para a gerente do CEP São Luís, Tamires Frazão, a formação representa uma oportunidade real de transformação de vida.

“O curso vai muito além da formação técnica: ele abre portas, amplia horizontes e oferece oportunidades reais para esses jovens”, destacou.

Com a iniciativa, as instituições envolvidas buscam democratizar o acesso à educação e ao mundo do trabalho, reforçando o compromisso com a inclusão social e a preparação de jovens maranhenses para o futuro profissional.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.