Washington Oliveira

Ex-presidente do TCE-MA se manifesta após denúncia de advogada ao STF

Washington Luiz Oliveira fez alusão à sua trajetória pública, como ator político e sindical; denúncia de advogada apontou venda de vagas na Corte.

Ipolítica

Washington Oliveira se aposentou do cargo de conselheiro de contas em 2024
Washington Oliveira se aposentou do cargo de conselheiro de contas em 2024 (Divulgação)

SÃO LUÍS - O Ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), Washington Luiz Oliveira, publicou uma nota nesta sexta-feira para destacar sua trajetória de vida pública, com mandatos exercidos na política, além de atuação sindical. 

O posicionamento ocorre logo após o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), ter determinado investigação por parte da Polícia Federal (PF) à denúncias apresentadas pela advogada mineira Clara Alcântara, de suposto pagamento de propina para assegurar aposentadorias antecipadas no TCE-MA. 

Washington Oliveira aposentou-se de forma antecipada do cargo de conselheiro de contas em 2024. Ele presidiu aquele tribunal no biênio 2021-2022.

Leia também: Alexandre de Moraes determina afastamento de procurador-geral do Estado

Em sua nota, Oliveira rememora sua militância iniciada em 1968, no combate à ditadura militar, e sua filiação ao PCdoB e ao PT, únicos partidos pelos quais passou. Ele destaca sua atuação como deputado federal, vice-governador, conselheiro e presidente do TCE-MA. Em 2024, Oliveira aceitou o convite do governador Carlos Brandão para assumir a Secretaria de Representação do Governo do Maranhão em Brasília, com o objetivo de fortalecer a articulação com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ampliar o trabalho político no PT.

O ex-conselheiro enfatizou que sua trajetória é pautada pelo “diálogo e pela construção coletiva”, sem busca por vantagens pessoais. Ele reafirmou seu compromisso com a democracia, os direitos dos trabalhadores e a soberania nacional.

Na quinta-feira (14), outro conselheiro aposentado, Álvaro César, também se pronunciou publicamente, negando qualquer irregularidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.