PRÓXIMA DO FIM

CCJ da Câmara avança na cassação de Carla Zambelli

Com deputada presa em Roma, comissão agenda videoconferência e ouvida de testemunhas para fase probatória

Ipolítica

CCJ agenda depoimentos e ouvida por videoconferência no processo que pode cassar o mandato de Carla Zambelli.
CCJ agenda depoimentos e ouvida por videoconferência no processo que pode cassar o mandato de Carla Zambelli. (Lula Marques / Agência Brasil)

BRASÍLIA - A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados definiu nesta terça-feira (5) as diligências que integram a fase de instrução probatória do processo de cassação do mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP), atualmente detida em Roma desde 29 de julho.

O presidente da CCJC, deputado Paulo Azi (União-BA), e o relator, deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), acordaram que Zambelli será ouvida por videoconferência e que serão convocadas testemunhas de defesa e acusação. Ainda não há datas para as sessões.

TESTEMUNHAS E PEDIDOS

Entre os convidados para depor está o hacker Walter Delgatti Neto, condenado a 8 anos e 3 meses pelo mesmo episódio de invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A defesa de Zambelli solicitou acareação entre ela e Delgatti, mas o requerimento foi negado por falta de respaldo regimental.

Também foram chamados a depor o delegado Flávio Vieitez Reis e o agente federal Felipe Monteiro de Andrade, que atuaram na investigação, assim como o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira — que se reuniu com Delgatti — e o assistente técnico de defesa Michel Spiero, do STF.

Concluída a instrução, a CCJC emitirá parecer sobre a perda de mandato. Se aprovada, a decisão seguirá para julgamento em plenário, onde são necessários 257 votos favoráveis para cassação.

Carla Zambelli
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.