STF

Dino rejeita afrouxamento de medidas contra Bolsonaro

Ministro do STF considerou “incabível” habeas corpus de deputados aliados de Bolsonaro, que questionava cautelares de Alexandre de Moraes

Ipolítica

Flávio Dino nega habeas corpus de aliados de Bolsonaro e mantém cautelares do STF.
Flávio Dino nega habeas corpus de aliados de Bolsonaro e mantém cautelares do STF. (Reprodução)

BRASÍLIA - O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou pedido de habeas corpus apresentado por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro para anular as medidas cautelares impostas por Alexandre de Moraes. A decisão, publicada em 25 de julho, precedeu em dez dias a prisão domiciliar de Bolsonaro decretada por Moraes, segundo o Metrópoles.

O HC foi subscrito pelos deputados Cristiano Caporezzo (MG), Bruno Engler (MG), Leandro de Jesus (BA), Gilberto Cattani (MT) e Carmelo Neto (CE). Eles alegaram suspeição de Moraes, violação da imparcialidade e afronta ao Estado Democrático de Direito, sustentando que as restrições se basearam em opiniões e em provas obtidas no exterior sem autorização da autoridade central brasileira.

FUNDAMENTOS DA DECISÃO

Ao negar o habeas corpus, Dino afirmou que o remédio constitucional era “incabível” contra ato individual de ministro do STF, em conformidade com a Súmula 606, que veda HC originário ao Plenário contra decisão de turma ou de outro ministro da Corte.

Com isso, permanecem válidas as cautelares de Moraes, que incluem prisão domiciliar, tornozeleira eletrônica e proibição de uso de redes sociais de terceiros.
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.