BRASÍLIA - A atuação do Maranhão no programa Cidade Empreendedora foi destaque nesta quinta-feira (24) durante o evento nacional Transformar Juntos, promovido pelo Sebrae em Brasília. A apresentação ocorreu no painel “Empreendedorismo como política de governo” e contou com a presença do secretário estadual de Indústria e Comércio, Júnior Marreca, que representou o governador Carlos Brandão.
Marreca destacou os avanços da parceria entre o Governo do Estado e o Sebrae, com foco em iniciativas voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo local. Ele afirmou que a meta é consolidar políticas que ampliem o ambiente de negócios e promovam emprego e renda em todos os municípios maranhenses.
RESULTADOS ESTRATÉGICOS
O programa Cidade Empreendedora foi iniciado no Maranhão em 2021 com 70 municípios e, atualmente, alcança todas as 217 cidades do estado. A apresentação maranhense evidenciou a implantação da Sala do Empreendedor, estrutura de apoio que já conta com 170 unidades, e deve ser ampliada durante o Ciclo III, previsto para 2025 e 2026.
Durante o painel, o público também conheceu ações complementares desenvolvidas pelo governo estadual, como os programas Maranhão Livre da Fome, Mais Renda, Minha Renda, Trabalho Jovem e Juros Zero, todos voltados à inclusão produtiva e ao apoio ao pequeno empreendedor.
DESTAQUE NACIONAL
Além do representante maranhense, participaram do painel Luiz Carlos Everton de Farias (Ministério do Desenvolvimento Social), Jorge Veneza (Sebrae-MS), Helena Rego (especialista em políticas públicas) e Bruno Quick (diretor técnico do Sebrae Nacional), que conduziu o debate.
Fernando Reis, gestor estadual do Cidade Empreendedora pelo Sebrae-MA, afirmou que o programa já impactou 123 municípios diretamente, alcançando 60% da população maranhense. O Maranhão, segundo ele, tornou-se referência nacional no sistema Sebrae pelo alcance das ações e resultados concretos.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.