No Maranhão

Onça-pintada é flagrada por moradores em povoado de Santa Luzia

O aparecimento da onça tem causado preocupação, principalmente entre os criadores de gado da localidade.

Imirante.com

O registro foi feito por moradores do povoado.
O registro foi feito por moradores do povoado. (Foto: reprodução / redes sociais)

SANTA LUZIA – Moradores do povoado Esperantina, na zona rural do município de Santa Luzia, no Maranhão, relataram a presença de uma onça-pintada circulando nas proximidades da comunidade. Imagens feitas por populares mostram o animal andando livremente por uma área de mata e, em outro momento, nadando em um rio da região.

O aparecimento da onça tem causado preocupação, principalmente entre os criadores de gado da localidade. Segundo relatos, alguns animais foram encontrados feridos nas últimas semanas, levantando suspeitas de ataques provocados pela onça.

Por conta disso, os moradores temem novos incidentes, especialmente para os que dependem da criação de animais para sustento. 

A presença de onças-pintadas em áreas urbanas e rurais tem sido registrada com mais frequência em várias partes do país. Em março deste ano, por exemplo, uma onça foi vista em frente a um condomínio na cidade de Imperatriz, no Maranhão. O animal fugiu e não foi mais localizado.

O que fazer ao avistar uma onça?

Não corra, pois o animal pode se sentir ameaçado e atacar;

Evite gritar ou fazer barulho;

Mantenha distância e permita que o animal siga seu caminho;

Afaste-se lentamente, sem virar as costas;

Acione o Corpo de Bombeiros (193) ou a Polícia Militar Ambiental (190);

Jamais tente matar a onça – isso é crime ambiental, com pena de prisão e multa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.