Ministério Público

Câmara de Miranda é alvo de inquérito por contrato suspeito

MP apura indícios de fraude e superfaturamento em contratação de empresa sem estrutura para digitalização

Ipolítica

Investigação apura contrato suspeito em Câmara do interior do Maranhão.
Investigação apura contrato suspeito em Câmara do interior do Maranhão. (Reprodução)

MIRANDA - A Câmara Municipal de Miranda do Norte está sendo investigada pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA) por indícios de irregularidades em contrato firmado com a empresa B.K.G. Cardoso. O inquérito foi instaurado após indícios de fraude no processo de licitação e na execução de serviços contratados.

O foco da apuração é a Carta Convite nº 001/2023 e o Contrato nº 20230126, firmados para prestação de serviços de digitalização e cópias. Segundo o MP, a empresa beneficiada estaria registrada em endereço residencial, sem estrutura compatível com os serviços contratados, o que levanta suspeitas sobre sua existência real.

IRREGULARIDADES EM LICITAÇÃO

O parecer técnico da Assessoria da Procuradoria Geral de Justiça apontou diversas falhas, como a inexistência de portaria da Comissão de Licitação, ausência de nota de empenho e falta de assinatura do edital pela autoridade competente. Também foram identificados pagamentos vultosos, mesmo com indícios de não execução dos serviços, totalizando R$ 42.398,45 até julho de 2023.

Além disso, há suspeita de superfaturamento e possível simulação contratual, o que pode configurar atos de improbidade administrativa. A contratação previa o montante total de R$ 114.006,30.

MP PEDE QUEBRA DE SIGILO BANCÁRIO

Para aprofundar a investigação, o promotor João Carlos Filho solicitou à Justiça a quebra de sigilo bancário da empresa no período de vigência contratual. O objetivo é apurar a legalidade dos pagamentos e verificar se houve dano ao erário por parte de agentes públicos e privados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.