SÃO LUÍS - Os motoristas de veículos de grande porte que circulam ou operam próximos à fiação elétrica devem ter atenção redobrada. Isso porque caminhões com caçamba, guindastes, tratores e carros de boi, por exemplo, podem representar sérios riscos quando transitam sem a devida atenção em relação à altura da rede de energia.
Acidentes têm causado não apenas a interrupção do fornecimento de energia, mas também colocam em risco a segurança de motoristas e da comunidade em geral. O alerta é da Equatorial Maranhão.
Além de danificar a rede elétrica e causar falta de energia para a população, o contato desses veículos com a rede elétrica pode provocar choques, curtos-circuitos e até incêndios.
Diante disso, o alerta é sobre os cuidados necessários ao manobrar veículos de grande porte próximos à rede elétrica e a importância de seguir as orientações de segurança para evitar acidentes. Isso inclui o respeito às normas dos fabricantes sobre distâncias seguras.
Veja as principais orientações de segurança:
- Mantenha, no mínimo, 3 metros de distância entre o veículo e a rede elétrica;
- Ao manobrar caminhões ou outros veículos altos, esteja sempre atento à altura do mesmo em relação à fiação, especialmente durante o carregamento ou descarregamento de materiais;
- Nunca acione a caçamba de caminhões sob a rede elétrica. Verifique o entorno antes de operar e escolha um local seguro ao bascular a caçamba;
- Atenção ao abrir portas que sobem (porta de carro de boi, por exemplo). Portas que abrem para cima podem se aproximar ou tocar nos fios e causar acidentes. Sempre confira se há fiação próxima antes de levantar qualquer parte do veículo;
- Evite estacionar máquinas ou caminhões embaixo da rede elétrica;
- Durante o percurso, atente-se aos estai, que são cabos de aço que auxiliam na fixação de postes e torres ao solo;
- Utilize sempre os equipamentos de proteção adequados e siga as instruções dos fabricantes.
- Nunca suba no caminhão para desenroscar fios. Se o veículo enroscar na fiação, não tente resolver sozinho.
- Em caso de contato com a rede elétrica, o motorista deve permanecer no veículo e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) e a Equatorial Maranhão (Central 116), para que sejam realizados os procedimentos técnicos e de segurança de desligamento da rede.
Movimento "Vc + Seguro"
Medidas de segurança são essenciais para evitar acidentes envolvendo energia elétrica. Pensando nisso, a Equatorial Maranhão realiza o Movimento "Vc + Seguro", que tem o objetivo de levar informação para a população, com dicas e orientações para educar a comunidade e assim evitar acidentes com a energia elétrica. A campanha de conscientização reforça o compromisso da Distribuidora com a segurança de seus clientes e de toda a população, promovendo ações educativas em escolas e comunidades de todo estado, além de informar a população por meio de veículos de comunicação, como rádios, televisões, jornais, sites, etc.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.