Operação Bem Estar Animal

Polícia realiza operação contra maus-tratos à animais em São Luís

Segundo a polícia, a ação mirou em endereços situados nos bairros do Centro, Cidade Operária, Vinhais, Bequimão e localidades da região do Itaqui-Bacanga.

Imirante.com

Atualizada em 14/07/2025 às 14h37
Foto: Divulgação / Polícia Civil do Maranhão
Foto: Divulgação / Polícia Civil do Maranhão

SÃO LUÍS - A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), através da Delegacia de Meio Ambiente(DEMA) iniciou, na última quarta-feira (9), a Operação Bem Estar Animal, ação integrada que visa o combate ao crime de maus-tratos contra animais em bairros da capital maranhense.

A força-tarefa conta com apoio do Ministério Público do Maranhão(MPMA), Batalhão de Polícia Ambiental(BPA/PMMA), Unidade de Vigilância Zoonoses e de equipes da Superintendência de Polícia Civil da Capital(SPCC).

Segundo com o delegado Lúcio Reis, titular da Delegacia de Meio Ambiente, a ação tem objetivo de cumprir requisições ministeriais contra alvos investigados pelo crime praticado contra animais domésticos. As equipes farão análise com base no PPBEA (Protocolo de Bem-Estar Animal) para definir se existe crime de maus-tratos ou apenas inadequação no trato com os animais.

Foto: Divulgação / Polícia Civil do Maranhão
Foto: Divulgação / Polícia Civil do Maranhão

Ainda de acordo com o delegado, a ação mirou em endereços situados nos bairros do Centro, Cidade Operária, Vinhais, Bequimão e localidades da região do Itaqui-Bacanga.

 Crimes de maus-tratos

Os crimes de maus-tratos a animais domésticos está previsto no artigo 32, §1º e 1ºb, do CPB, com penas de reclusão de 2 a 5 anos, além de aumento de 1/6 a 1/3 em caso de morte.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.