BRASÍLIA - O presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, assumirá o comando da federação formada por seu partido e o PP, batizada de União Progressista. A oficialização ocorrerá após a homologação do registro pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), prevista para ocorrer até setembro. O mandato de Rueda na presidência da federação será de quatro anos.
CARÁTER SIMBÓLICO
Embora Rueda ocupe o cargo principal, dirigentes dos dois partidos afirmam que todas as decisões deverão ser tomadas em conjunto com o vice-presidente da federação, senador Ciro Nogueira (PP), que seguirá como presidente nacional do partido.
A federação foi anunciada em abril deste ano, mas a escolha do comando enfrentou divergências internas. À época, chegou a ser cogitado um modelo de cogestão entre Rueda e Nogueira. Antes do lançamento oficial, o nome do deputado Arthur Lira (PP-AL) foi aventado como presidente, mas a indicação não se concretizou.
A expectativa é que os documentos de registro da União Progressista sejam entregues ao TSE no próximo mês. A federação será válida por, no mínimo, quatro anos, conforme exigência da legislação eleitoral. O modelo permite atuação conjunta em eleições e no exercício parlamentar, com unificação de decisões e repasses partidários.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.