SÃO LUÍS - Foi encaminhado às comissões competentes o Projeto de Lei nº 0114/2025, de autoria da vereadora Thay Evangelista (Republicanos) que altera a Lei Municipal nº 6.803/2020 para tornar obrigatória a instalação de brinquedos adaptados e acessíveis em parques, praças, espaços de lazer e estabelecimentos de acesso público no município de São Luís.
A iniciativa tem como objetivo assegurar o direito ao lazer de crianças com deficiência, promovendo inclusão e equidade nos ambientes públicos.
Para isso, a proposta estabelece critérios específicos de proporção para os brinquedos adaptados, conforme o número total de equipamentos presentes em cada playground.
Também determina que a adequação de espaços já existentes seja feita de forma gradual, em até cinco anos, respeitando a previsão orçamentária do Poder Executivo.
Além das normas estruturais, o projeto prevê a afixação de placas com a frase: “Espaço de entretenimento infantil inclusivo, promovendo a integração de crianças com e sem deficiência”, reforçando o caráter educativo e integrador da proposta.
“A acessibilidade não pode ser exceção. Ao garantir que todas as crianças tenham a possibilidade de brincar juntas, promovemos não só a inclusão, mas também a empatia, o respeito e o convívio com a diversidade desde a infância”, destacou Thay Evangelista.
O texto agora segue em tramitação nas comissões de Justiça, Assistência Social e Orçamento da Câmara Municipal de São Luís.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.