ASSEMBLEIA

Iracema Vale vence Othelino Neto no STF

Supremo forma maioria para rejeitar ADI que contestava critério de desempate por idade na eleição da presidência da Assembleia do Maranhão.

José Linhares Jr / Editor do Ipolítica

Segundo mandato de Iracema Vale foi validado pelo STF.
Segundo mandato de Iracema Vale foi validado pelo STF. (Reprodução)

BRASÍLIA - Em sessão virtual realizada na sexta-feira (30 de maio de 2025), o Supremo Tribunal Federal formou maioria para rejeitar a Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta pelo partido Solidariedade. Com o voto da relatora, ministra Cármen Lúcia, seguido por Alexandre de Moraes, Nunes Marques, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e André Mendonça, a Corte confirmou a aplicação do critério de idade para desempate na eleição da presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão, validando o segundo mandato de Iracema Vale.

O partido Solidariedade, presidido no estado pela irmã de Othelino Neto, Flávia Alves, questionava a norma interna que favoreceu Iracema, de 56 anos, sobre Othelino, de 49, após empate de 21 a 21 em dois turnos. A ação alegava que o regimento da Alema deveria seguir o modelo da Câmara dos Deputados, que prevê o desempate por idade apenas entre parlamentares com mais mandatos, e não adotar critério etário isolado.

ARGUMENTOS E PARECERES

A relatora e os ministros que compõem a maioria citaram pareceres da Procuradoria-Geral da República e da Advocacia-Geral da União, que defenderam a legitimidade do critério etário previsto no regimento interno da Alema há cerca de 20 anos. Segundo esses pareceres, não há dispositivo constitucional que obrigue simetria com a Câmara dos Deputados em regras de desempate para escolha da Mesa Diretora.

O julgamento permanece em sessão virtual até sexta-feira (6 de junho), quando poderá ser apresentado eventual voto divergente. Enquanto isso, Iracema Vale segue no comando da Assembleia até 2026.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.