MINISTRA DO PLANEJAMENTO

Ministra Simone Tebet vem ao Maranhão para Brasil 2050

O evento ocorre a partir das 14h, no Auditório da Fiema, e marca a passagem das discussões do plano nacional de desenvolvimento de longo prazo por São Luís.

Ipolítica

Ministra do Planejamento
Ministra do Planejamento (Divulgação)

SÃO LUÍS - O Maranhão será palco, nesta sexta-feira (23), de um importante momento de construção coletiva do futuro do Brasil, com a presença da Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. 

Ela participa da 12ª edição dos Diálogos para a Construção da Estratégia Brasil 2025-2050, seminário promovido pelo Governo Federal em parceria com o Governo do Maranhão e apoio da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema).

O evento ocorre a partir das 14h, no Auditório da Fiema, e marca a passagem das discussões do plano nacional de desenvolvimento de longo prazo por São Luís. A presença da ministra reforça o compromisso do Governo Federal com a escuta ativa da sociedade e a integração das realidades regionais na formulação de políticas públicas duradouras.

Com o tema “O Brasil que queremos”, os Diálogos visam planejar um país mais justo, sustentável e eficiente, com maior previsibilidade na gestão pública e transparência nas decisões que impactam milhões de brasileiros.

Além da Estratégia Brasil 2050, o seminário destacará o Plano Maranhão 2050, considerado modelo de planejamento de longo prazo. Lançado em junho de 2024 e financiado pelo BID, o plano já articula 31 instituições públicas, privadas, do terceiro setor e academia, com foco em desenvolvimento sustentável, equilíbrio regional e melhoria da qualidade de vida.

Entre os principais marcos do plano estadual está o Edital Maranhão 2050, o maior da história da Fapema, com investimento de R$ 10 milhões para financiar inovações tecnológicas e metodológicas. Foram 441 projetos submetidos, um recorde no engajamento da comunidade científica maranhense.

A estruturação do plano também avançou com a formação das Câmaras Técnicas que organizam a Carteira de Projetos do Maranhão 2050 – iniciativas como Maranhão Livre da Fome, Infovia Digital, Zona de Processamento de Exportação e Água para Todos estão entre as ações estratégicas já em andamento.

A participação da ministra Simone Tebet consolida o diálogo entre o Governo Federal e os estados na construção de uma agenda nacional articulada, eficiente e alinhada com os desafios reais do país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.