SÃO LUÍS - Diversas igrejas em São Luís realizaram missas nesta segunda-feira (21) para honrar a trajetória de Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, que faleceu aos 88 anos. O pontífice morreu após celebrar uma missa na Praça de São Pedro, no Vaticano, durante o domingo de Páscoa. Ele enfrentava complicações de saúde decorrentes de uma pneumonia e estava em recuperação após mais de um mês internado. A causa da morte, segundo o Vaticano, foi insuficiência cardíaca seguida de um AVC.
Em reverência ao impacto de sua liderança e legado, as celebrações começaram nesta segunda-feira (21) com uma missa no Santuário de São José de Ribamar, às 15h. Durante o evento, os fiéis dedicaram suas orações à alma do papa.
Ainda nesta segunda-feira (21), a Igreja da Sé, no Centro Histórico, realizou uma missa às 18h, reunindo a comunidade local e padres de diversas paróquias. Na Catedral Metropolitana de São Luís, foi destacado o papel transformador do Papa Francisco, que esteve à frente da Igreja Católica por doze anos.
O arcebispo de São Luís, Dom Gilberto, ressaltou os valores promovidos pelo pontífice em entrevista à TV Mirante.
“Ele era um papa que acolhia os excluídos e fez com que a igreja se identificasse e fosse para o mundo. Ele não escolheu ninguém; ele amava todos. Ele condenava o pecado, mas amava o pecador e abria as portas para a possibilidade da conversão. Isso é muito bonito. Isso é fidelidade a Jesus, que ama e nos perdoa”, destaca dom Gilberto.
Além da Catedral da Sé, outras paróquias, como Mãe Divina Providência, Perpétuo Socorro, Boa Viagem, Divino Espírito Santo e Santíssima Trindade, também realizaram missas em memória do Papa Francisco.
Nesta terça-feira (22), celebrações estão programadas na Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil, no Cohafuma, às 7h, e na Paróquia São Maximiliano, no Vinhais, às 19h. No próximo domingo (27), as missas de sétimo dia ocorrerão no Santuário de Nazaré às 6h30, 9h, 17h e 19h.
Morte do Papa Francisco
O Vaticano confirmou, na madrugada desta segunda-feira (21), a morte de Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, aos 88 anos. O pontífice faleceu às 2h35 pelo horário de Brasília (7h35 no horário local), após enfrentar complicações de saúde nos últimos meses. Francisco esteve à frente da Igreja Católica por quase 12 anos, período em que promoveu reformas, acolheu minorias e imprimiu um estilo mais próximo, simples e humano ao papado.
"Francisco retornou à casa do Pai", declarou o comunicado oficial emitido pelo Vaticano. "Recomendamos sua alma ao infinito amor misericordioso do Deus Trino".
Nascido em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história da Igreja, além do primeiro jesuíta e o primeiro a assumir o cargo após a renúncia de um predecessor na era moderna. Sua eleição, em 13 de março de 2013, surpreendeu o mundo e foi marcada por um forte apelo de renovação interna na Igreja.
Saiba Mais
- Papamóvel será transformado em unidade de saúde para crianças em Gaza
- Corpo do Papa Francisco é sepultado na Basílica de Santa Maria Maior
- Funeral e sepultamento do papa Francisco são realizados neste sábado
- Rito de fechamento do caixão do Papa Francisco ocorre nesta sexta-feira
- Ministros e parlamentares acompanham Lula na despedida do papa em Roma
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.