BRASIL - Após interdição realizada nessa quarta-feira (26), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária informou que suspendeu a interdição da pasta de dente Colgate Total Clean Mint após recurso da marca. Com isso, o produto poderá continuar sendo vendido. No entanto, a Anvisa emitiu um alerta sanitário solicitando que os consumidores notifiquem a agência caso tenham alguma reação adversa.
Ainda na quarta-feira (26), a Colgate entrou com um recurso para suspender a medida, que foi aceito pela Anvisa. Agora, o processo seguirá os trâmites administrativos da agência.
Segundo a Anvisa, oito notificações envolvendo 13 casos de "eventos adversos" com o creme foram registrados entre 1º de janeiro e 19 de março de 2025. Dentre os principais sintomas relatados são inchaços, dormência nos lábios e na boca, boca seca, vermelhidão, gengiva irritada e ardência.
Leia também: Anvisa interdita creme dental da Colgate após reações adversas ao uso
A pasta Colgate Total Prevenção Ativa começou a ser comercializado em julho de 2024. A fórmula utiliza fluoreto de estanho, enquanto a versão anterior usava fluoreto de sódio. Mesmo com a repercussão inicial no caso, a empresa garantiu que a mudança na fórmula é segura. Segundo a Colgate, o fluoreto de estanho é uma fórmula segura, eficaz e usada em todos os cremes dentais ao redor do mundo.
A suspensão feita antes impedia que o produto fosse comercializado e precisava que fosse recolhido. Agora, com a mudança na determinação, a pasta de dente pode ser comercializada enquanto o processo corre os trâmites internos na agência.
Apesar da suspensão, a Anvisa informou que manteve um alerta sanitário. Com isso, vai continuar monitorando os casos de reações ao uso do produto e estimulou os usuários a acionarem a agência em caso de reação adversa.
"A recomendação do alerta é para que os consumidores observem sinais de irritação e interrompam o uso do produto nessa situação. Caso o desconforto seja persistente, é importante procurar um profissional de saúde", afirma a Anvisa, em nota.
A Colgate confirmou que algumas pessoas podem apresentar "sensibilidade a certos ingredientes" da pasta de dente Colgate Clean Mint. A pasta é uma versão com a fórmula atualizada da Colgate Total 12.
Veja a nota da Colgate na íntegra:
A Colgate reforça seu compromisso com a qualidade e segurança de seus produtos. Estamos cientes da decisão da Anvisa por uma interdição cautelar ao creme dental Total Clean Mint, que não implica no recolhimento do produto. A companhia entrou com recurso que resultou na suspensão automática dessa interdição na quinta-feira (27). Seguimos tomando todas medidas cabíveis para interagir com a Anvisa e demonstrar a segurança do produto. É importante reafirmar que o produto não oferece riscos à saúde, mas algumas pessoas podem apresentar sensibilidade a certos ingredientes - como fluoreto de estanho, corantes ou sabores. Nossas equipes estão preparadas para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o creme dental Total Clean Mint com autoridades, profissionais, clientes e consumidores.
Saiba Mais
- Teto para reajuste de medicamentos será divulgado nesta segunda
- Anvisa interdita creme dental da Colgate após reações adversas ao uso
- Anvisa abre inscrições para seletivo de estágio
- Anvisa suspende venda e propaganda de "chips da beleza"
- Anvisa prorroga proibição sobre uso de produtos à base de fenol
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.