Manifestação

Protesto de trabalhadores do Mercado do Peixe deixa trânsito parado no Anel Viário

Manifestação ocorreu na manhã desta sexta-feira (7).

Imirante.com

Atualizada em 08/02/2025 às 08h35
Protesto realizado nesta manhã em São Luís. (Foto: Reprodução/TV Mirante)
Protesto realizado nesta manhã em São Luís. (Foto: Reprodução/TV Mirante)

SÃO LUÍS - Manifestantes bloquearam a avenida Senador Vitorino Freire, perto do Mercado do Peixe, na região do Anel Viário, em São Luís, na manhã desta sexta-feira (7). Eles cobram a entrega do entreposto pesqueiro que está sendo construído.

A entrega estava prevista para o dia 6 de fevereiro, mas não ocorreu. Os trabalhadores do Mercado do Peixe levaram para a avenida faixas e som para chamar a atenção do poder público. A classe já se reúne com representantes do governo do Estado para tentar encontrar uma solução para o problema que afeta os trabalhadores.

Outra exigência dos manifestantes é que todos os trabalhadores sejam incluídos no projeto do novo entreposto pesqueiro, não só os vendedores de peixe do atacado, mas também aqueles que vendem produtos diversos.

Entreposto Pesqueiro do Maranhão (Foto: Reprodução/TV Mirante)
Entreposto Pesqueiro do Maranhão (Foto: Reprodução/TV Mirante)

O protesto já acabou e durou cerca de uma hora causando reflexos no trânsito. A região do Anel Viário ficou com parada. Filas de ônibus e carros se formaram nos dois sentidos da Vitorino Freire, já atingindo a Avenida Beira-Mar.

Leia também:

Justiça determina recuperação de área degradada no Mercado do Peixe

Veículos estão parados devido ao protesto. (Foto: Juvêncio Martins/TV Mirante)
Veículos estão parados devido ao protesto. (Foto: Juvêncio Martins/TV Mirante)

Leia a nota divulgada pela Secretaria de Agricultura e Pecuária (Sagrima) sobre o caso:

"A Secretaria de Agricultura e Pecuária (Sagrima) informa que o Entreposto Pesqueiro de São Luís foi concebido para funcionar como um Comércio Atacadista de Pescados, atendendo a todo o Maranhão.

Durante a manifestação, ocorrida na manhã desta sexta-feira (7), próximo ao Mercado do Peixe, na região do Anel Viário, em São Luís, o Secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Flávio Viana, esteve no local e dialogou com os permissionários presentes. No diálogo, ele destacou os trâmites legais que estão sendo sanados e as licenças que são necessárias para que a inauguração ocorra.

Entrega

A Sagrima comunica que o projeto está em fase de alinhamento entre os diversos órgãos do Estado para garantir a legalidade para o exercício das atividades dos diversos permissionários, que incluem lanchonetes, comerciantes de hortaliças, beneficiadores e vendedores de pescados.

A gestão, operação, manutenção, melhoramentos e exploração econômica do entreposto serão conduzidas pelo setor privado, por meio de parceria com o Governo do Estado. O edital de chamamento público para firmar essa parceria, conduzido pela Maranhão Parcerias (MAPA), ainda está aberto e aguarda propostas.

Pontua ainda, que a entrega do Entreposto Pesqueiro depende da conclusão do processo de licenciamento das atividades previstas para o espaço. Enquanto o edital de chamamento público segue em andamento, a Sagrima está disponível para assumir a gestão provisória do local, com o objetivo de viabilizar o início das operações o mais rapidamente possível.

Atualmente, o governo e os órgãos responsáveis estão nos ajustes finais para garantir que todas as regras de uso sejam respeitadas e que os trâmites burocráticos sejam concluídos. Dessa forma, os permissionários poderão iniciar suas atividades de maneira organizada, segura e dentro da legalidade.

Obra

A Agência Executiva Metropolitana (Agem) comunica que as alterações no calendário de entrega ocorreram devido a demandas que foram surgindo ao longo da execução dos serviços, obrigando que o projeto passasse por adaptações, comuns neste tipo de obra.  

A obra do Governo do Estado vai dinamizar o setor pesqueiro da Região Metropolitana da Grande São Luís. O espaço irá beneficiar, diretamente, 80 comerciantes e, indiretamente, cerca de 200 colaboradores. Com investimentos de cerca de R$ 24 mi, o Entreposto será um espaço mais adequado, higiênico e seguro para o comércio de peixes e mariscos no atacado, ou seja, para feirantes e supermercados.

A área servirá para o comércio de peixe e terá espaço adequado para todos os permissionários, o local ainda conta com uma área de inspeção, estacionamento e administração".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.