SÃO LUÍS - Natural de São Luís, Danilo Oliveira Batista, de 35 anos, foi o único maranhense a tirar nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Ao Imirante.com, ele contou que tenta o exame desde quando terminou a faculdade de Odontologia, sempre sonhando em cursar Medicina. Apenas 12 candidatos no Brasil atingiram a nota máxima, divulgada nessa segunda-feira (13).
“Foi uma surpresa, sim. A gente sonha com o mil, mas sempre considera muito difícil. Eu treinei bastante a redação, até porque precisamos dominar as características do texto dissertativo-argumentativo. Fiz uma mentoria com uma professora e adquiri conhecimento ao longo do tempo com outros professores e com a própria escrita”, contou Danilo ao Imirante.com.
O treinamento intenso e a dedicação o ajudaram a superar os desafios, que ele descreve como um caminho muitas vezes solitário. “Os maiores desafios são porque é um trabalho invisível. Ninguém consegue mensurar o que você faz. Estudar para o Enem ou qualquer outra prova é algo muito solitário, mas é preciso perseverar. Nunca é tarde para decidir o que você quer fazer na vida”, enfatizou.
Para Danilo, é motivo de orgulho poder levar o nome do Maranhão a um destaque nacional com a nota máxima na redação do Enem. “Amo São Luís, sou ludovicense, e para mim é uma honra representar meu estado e trazer algum tipo de orgulho para ele”, disse emocionado.
Embora tenha cursado Odontologia e gostado da experiência, Danilo conta que o sonho de cursar Medicina nunca deixou de existir. “Medicina sempre voltava à minha mente. Decidi estudar novamente, mesmo depois de tanto tempo que tinha terminado o ensino médio. Tive que reaprender várias coisas, mas foi isso que me impulsionou”, relatou.
Ele também destacou a importância de treinar intensamente para alcançar uma alta pontuação, ressaltando que a prática contínua e a humildade para aprender são fundamentais. Segundo ele, quanto mais o aluno se dedica e entende que sempre há espaço para melhorar, maiores são as chances de sucesso.
“Treine muito. Treino pesado, prova fácil. Claro que a prova sempre será um desafio, mas quanto mais o aluno treinar redação e tiver humildade para entender que sempre pode aprender, maiores serão as chances de sucesso. Nunca ache que o jogo está ganho”, orientou.
Apesar de reconhecer o impacto da redação nota 1000 em sua média, Danilo, que também é escritor independente, não pretende explorar a área de redação profissionalmente. “Escrever é algo que faz parte de mim desde criança, e vou continuar escrevendo ao longo da minha vida”, afirmou.
Agora, ele se prepara para tentar universidades do Maranhão e dar mais um passo em direção ao sonho de se tornar médico.
Balanço do Maranhão
No Maranhão, 87 redações obtiveram notas entre 980 e 1.000, mas apenas sete dessas foram de estudantes da rede pública de ensino. As notas do Enem já estão disponíveis para consulta na Página do Participante, sendo necessário o login gov.br para acesso.
O Enem é a principal via de acesso ao ensino superior no Brasil, permitindo ingresso em universidades públicas e privadas, além de programas de financiamento e bolsas. O exame também é aceito por diversas instituições internacionais.
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) anunciou a oferta de 5.914 vagas para cursos de graduação presencial em 2025, distribuídas entre os câmpus de Bacabal, Balsas, Chapadinha, Codó, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro, São Bernardo e São Luís. Dessas, 2.796 vagas são para ampla concorrência e 3.118 destinadas às cotas previstas pela legislação federal.
Sisu
As notas do Enem serão usadas para inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas nas universidades públicas de todo o Brasil. As inscrições para o Sisu 2024 começam nesta sexta-feira (17) e vão até o dia 21 de janeiro.
Diferente de edições anteriores, o programa terá apenas uma edição em 2024, ocorrendo exclusivamente em janeiro, sem o processo seletivo adicional previsto para junho ou julho.
Para se inscrever, o candidato deve acessar o site https://acessounico.mec.gov.br/sisu. É necessário ter realizado o Enem 2024, não ter zerado a redação e não ter prestado o exame como treineiro.
Cronograma do Sisu:
- Abertura das inscrições: 17 de janeiro
- Encerramento das inscrições: 21 de janeiro
- Resultados da 1ª chamada: 26 de janeiro
- Matrículas: 27 a 31 de janeiro
- Manifestação de interesse na lista de espera: 26 a 31 de janeiro
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.