MARANHÃO - Mulheres Mãos de Fibra vem mostrando a força e a criatividade das mulheres quebradeiras de coco do Maranhão - utilizando conhecimentos ancestrais e inovadores, conseguiram ir além no beneficiamento do coco babaçu e, com o que antes era descartado e pouco valorizado pelo mercado, passaram a produzir a farinha do mesocarpo do babaçu.
A polpa do babaçu, localizada entre o epicarpo e o endocarpo, o famoso mesocarpo, dá origem a uma farinha com alto poder nutritivo e rico em amidos e sais minerais, que possui alta versatilidade como produto alimentício. Essa característica tão rica do produto valoriza ainda mais o babaçu, tornando-se uma importante alternativa em novos contextos de sustentabilidade.
É no povoado de Serra, pertencente ao município de Tufilândia (MA), que o “Mulheres Mãos de Fibra” trabalha com o beneficiamento do babaçu, com foco no mesocarpo do fruto, que produz, além da farinha, produtos alimentícios derivados como bolos e biscoitos.
O empreendedorismo feminino na agricultura familiar emergiu como um farol de inovação e sustentabilidade. As mulheres lideram iniciativas que não só asseguram a segurança alimentar, mas também diversificam as fontes de renda, promovendo o empoderamento e a coesão social em suas comunidades. Por meio do trabalho coletivo, elas transformam desafios em oportunidades de crescimento e desenvolvimento local.
O empreendimento é apoiado pela Rede Mulheres do Maranhão, que possui projetos de apoio social a mulheres empreendedoras no estado desde 2016. É uma iniciativa pioneira voltada para a promoção do empoderamento feminino e do desenvolvimento sustentável através do apoio ao beneficiamento do coco babaçu pelas diversas comunidades tradicionais existentes no Maranhão.
A versatilidade e riqueza nutricional da farinha do mesocarpo são grandes atrativos para a adoção de uma alimentação mais saudável, o que contribui para um desenvolvimento sustentável para além da economia e geração de renda, mas também para uma cultura nutricional mais natural e focada na qualidade dos produtos sem perder de vista a sua sustentabilidade.
A farinha do mesocarpo é o principal produto da Mulheres Mãos de Fibra, o grupo investe cada vez mais em capacitação e diversificação de mercados para a expansão de seu negócio comunitário, desenvolvendo novas formas de empreender através da preservação da natureza e do babaçu, vitais para a atividade extrativista.
Rede Mulheres do Maranhão
A Rede Mulheres do Maranhão tem como objetivo contribuir na inclusão e transformação socioeconômica das mulheres do Maranhão. Dentro da rede, são 16 negócios sociais, com impacto em mais de 200 empreendedoras, empreendedores e quebradeiras de coco babaçu, que encontraram no trabalho coletivo sua fonte de renda.
Saiba Mais
- Conab dá início à fiscalização de beneficiários de amêndoa de babaçu no Maranhão
- Vacina produzida a partir do óleo de babaçu poderá combater a asma
- Estudiosos e empresários discutem o incremento de produtos do babaçu
- Fapema incentiva empresas a desenvolver pesquisas que agreguem valor ao babaçu
- Babaçu livre na Concha Acústica em Brasília
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.