Veja a programação

Caravana de Direitos Humanos do Maranhão debate democracia, bem viver e justiça social

Nesta terça-feira (10), Dia Internacional dos Direitos Humanos, serão realizadas mesas de diálogo sobre a proteção aos direitos humanos de comunidades tradicionais.

Imirante.com

SÃO LUÍS - Começou, nesse domingo (8), a Caravana Anual de Direitos Humanos do Maranhão 2024. Com o tema ‘Projeto Político Popular com Democracia, Direitos Humanos e Bem Viver’, o evento, organizado pela Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), vai reunir atividades públicas e fechadas voltadas para a conscientização, mobilização e fortalecimento das pautas de direitos humanos no Maranhão, envolvendo comunidades, ativistas, instituições e a sociedade em geral. 

Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp

Com programação diversificada, a Caravana destaca ações culturais, esportivas, educativas e políticas. Desde a corrida “Corremos por Dignidade, Justiça e Liberdade” até debates sobre segurança pública, desencarceramento e proteção de comunidades tradicionais, o evento busca engajar diferentes públicos e ampliar o debate em torno dos desafios e das perspectivas para os direitos humanos e proteção popular.

Programação

A abertura da Caravana iniciou ontem (8), com a Corrida e Caminhada da SMDH com a temática Corremos por Dignidade, Justiça e Liberdade. Além de promover saúde e bem-estar, o evento buscou promover reflexão sobre as pautas dos direitos humanos e da proteção popular. 

Já nesta segunda-feira (9), a programação começou às 09h, com uma Celebração pela Democracia e Bem Viver, momento para falas institucionais e diálogo sobre esses dois eixos que são fundamentais na atuação da SMDH. Já a tarde será dedicada a reuniões internas dos programas e projetos da ONG, como a plenária de defensores e encontros de avaliação com comunidades apoiadas. 

Nesta terça-feira (10), Dia Internacional dos Direitos Humanos, serão realizadas mesas de diálogo sobre a proteção aos direitos humanos de comunidades tradicionais e o II Colóquio de Direitos Humanos que será realizado junto à comunidade acadêmica da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). 

A quarta-feira (11), será marcada por discussões em torno de projetos de lei e direitos ambientais, com destaque para o enfrentamento à pulverização aérea de agrotóxicos no Maranhão e encerra com uma programação cultural que vai acontecer no Solar Maria Firmina dos Reis, a partir das 20h, na Rua Rio Branco, centro de São Luís.

Já no último dia da programação da Caravana dos Direitos Humanos no Maranhão (12) será marcado por uma Assembleia Popular abordando a construção de um novo modelo de segurança pública e a luta pelo desencarceramento. Em seguida, serão realizadas as entregas de dois prêmios. O Prêmio de Mérito em Direitos Humanos a ser entregue a militantes, ativistas e defensores das pautas dos direitos humanos e proteção popular. Uma forma de agradecer e celebrar legados e trabalho em favor da defesa e promoção dos direitos humanos no estado.

No mesmo dia conheceremos também o resultado do 11º Prêmio de Produção Textual Rafael Estevão Carvalho, com quase cem propostas inscritas, o concurso recebeu artigos e redações de alunos do ensino médio e graduação. Com o objetivo de incentivar a reflexão e o debate, tanto entre os participantes quanto na sociedade em geral, sobre os direitos humanos, o prêmio é uma homenagem a Estevão Rafael de Carvalho, um jornalista maranhense que dedicou sua vida à luta pelos direitos humanos e à justiça social.

Acesse a programação completa com horários e local no site da SMDH.    

Sobre a SMDH

Fundada em 1979, a Sociedade Maranhense dos Direitos Humanos (SMDH) é uma entidade da sociedade civil de natureza pública e espaço político de denúncia contra o arbítrio e a violência.

A ONG trabalha na promoção, defesa e sensibilização da sociedade na pauta dos direitos humanos e proteção popular. Para isso, adotou como estratégias de ação a mobilização popular, educação de base e apresentação de denúncias de violações de direitos. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.