Evento

Feira Maranhense da Agricultura Familiar intitulada "Alimento Saudável: mais vida, mais natureza, mais renda" acontece de 04 a 07/12 na Lagoa da Jansen

O público terá acesso aos shows por meio do ingresso solidário: mediante a entrega de um quilo de alimento não perecível receberá a pulseira de acesso.

Publipost

Atualizada em 02/12/2024 às 20h08
Na FEMAF você encontra variedade de produtos orgânicos, artesanato, palestras, serviços de cidadania e shows;
Na FEMAF você encontra variedade de produtos orgânicos, artesanato, palestras, serviços de cidadania e shows;

SÃO LUÍS - Um espaço de visibilidade e incentivo à agricultura familiar, de geração de renda, de produtos orgânicos e artesanato, encontro cultural, valorização da cultura local e da diversidade étnica. É o que o público encontrará na 2ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar (FEMAF). A FEMAF ganhou mais um dia, será de 04 a 07 de dezembro, e traz novidades como o Festival Gastronômico do Babaçu, inovações tecnológicas, qualificações, o retorno o 2º Concurso da Melhor Farinha D'Água do Maranhão, a entrega do Troféu do Babaçu, cursos, artesanato, shows com atrações culturais regionais e nacionais. O público terá acesso aos shows por meio do ingresso solidário: mediante a entrega de um quilo de alimento não perecível receberá a pulseira de acesso. Os alimentos serão doados para a campanha Natal sem Fome.

Outra novidade é que a atividade passou a integrar o Circuito das Feiras da Agricultura Familiar do Nordeste. A FEMAF é uma promoção do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar, e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, cooperação da GIZ e do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM).

FEMAF proporciona também momentos de lazer e cultura com grandes shows na Lagoa da Jasen. (Foto: Divulgação)
FEMAF proporciona também momentos de lazer e cultura com grandes shows na Lagoa da Jasen. (Foto: Divulgação)

“A FEMAF integra as diretrizes da gestão do governo Carlos Brandão de incentivar a agricultura familiar por meio do acesso a tecnologias inovadoras, acesso a mercados e a políticas públicas de apoio aos agricultores e agricultoras familiares”, afirma o secretário Bira do Pindaré. A 2ª FEMAF funcionará das 8h às 22h e contará com uma programação variada, que inclui seminários, minicursos, exposição de equipamentos agrícolas, além de espaços temáticos como a vitrine viva e a horta medicinal verticalizada.

Para 2024, a Feira tem como meta reunir mais de 30 Associações e/ou Cooperativas entre Quilombolas e Quebradeiras de Coco Babaçu, ofertar cerca de 70 atividades como palestras, oficinas, painéis, rodas de conversa, minicursos e lançamentos de livros. A organização dos cursos estima reunir mais de mil inscritos superando as 870 inscrições registradas em 2023.

Durante quatro dias, os participantes: quilombolas, indígenas, quebradeiras de coco babaçu, produtores e produtoras rurais terão acesso a espaços como o do Conhecimento, Tecnológico, Comercialização, Cidadania, Artesão, Gastronômico, Institucional e Cultural. Oportunizando a construção de uma rede que fortaleça ainda mais a agricultura familiar no Estado do Maranhão com a disponibilização de mais de 280 opções de produtos a serem comercializados. 

Cidadania 

Inclusão social e cidadania também estão presentes na 2ª edição da Feira Maranhense da Agricultura Familiar (FEMAF), que acontece de 04 e 07 de dezembro, na lagoa da Jansen. Além de poder comprar produtos orgânicos, artesanatos, assistir a palestras e shows musicais, quem for à FEMAF 2024, vai poder contar com uma gama de serviços básicos gratuitos ao cidadão no Espaço da Cidadania, que funcionará nos turnos manhã e tarde. 

Na área de saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) disponibilizará vacinas do calendário nacional para adultos, idosos e gestantes como: Hepatite B, Tríplice Viral, HPV, entre outras. Este ano o espaço contará com duas carretas da Mulher, sendo a SESC e da Secretaria Estadual da Mulher (SEMU) que oferecerão exames de mamografia, ultrassom, preventivo, consultas, além de palestras. A Faculdade Estácio fará avaliação e orientação nutricional, limpeza de pele, tipagem sanguínea e massagem. A Força Estadual de Saúde fará ainda aferição de pressão, glicemia e consulta médica. 

A Secretaria de Segurança Púbica, por meio do Instituto de Identificação do Maranhão, fará emissão de RG nacional. Já a Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA) realizará atendimento jurídico na área da família, registros públicos e consultas de processos cíveis e criminais. 

Atrações Culturais

O público terá acesso aos shows por meio do ingresso solidário: mediante a entrega de um quilo de alimento não perecível receberá a pulseira de acesso. Os alimentos serão doados para a campanha Natal sem Fome. Os shows começam sempre às 19h com a participação de atrações regionais e nacionais.

Shows Culturais da FEMAF 2024 

Datas: 04 a 07 de dezembro de 2024 

Hora: 19h

Ingressos: ingresso solidário: mediante a entrega de um quilo de alimento não perecível receberá a pulseira de acesso.

Programação dia 04/12

Cacuriá Balaio de Rosas

Vanessa da Mata

Programação 05/12

Flávia Bittencourt

Leci Brandão 

Forró Pé no Chão Seu Raimundinho 

Programação 06/12

Josias Sobrinho

Zeca Baleiro 

Rosa Reis 

Programação 07/12

Célia Sampaio 

Odair José

Fausy Beydoun

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.