BRASÍLIA - A Câmara dos Deputados deve discutir nesta quarta-feira (13) a ampliação da imunidade tributária para templos religiosos, a concessão de benefícios fiscais para a indústria de fertilizantes e a automatização do cadastro positivo de consumidores. A sessão está prevista para as 13h55, com a apreciação de pedidos de urgência para diversos projetos.
Imunidade para templos religiosos
Entre os itens da pauta está a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 5/23, de autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ). A proposta amplia a imunidade tributária para templos de qualquer culto. Atualmente, a Constituição assegura a isenção de impostos para patrimônio, renda e serviços ligados às finalidades essenciais das entidades religiosas, mas a imunidade não cobre, por exemplo, os salários de líderes religiosos.
Benefícios para a indústria de fertilizantes
Outro projeto que pode ser votado é o PL 699/23, do Senado, que cria o Programa de Desenvolvimento da Indústria de Fertilizantes (Profert). A proposta visa conceder incentivos tributários para estimular a produção nacional de fertilizantes, diminuindo a dependência de importações. Em 2023, o Brasil importou 41 milhões de toneladas desses insumos, utilizados para aumentar a produtividade agrícola.
Mudanças no cadastro positivo
O Projeto de Lei 8184/17, de autoria do ex-deputado Carlos Bezerra (MT), também está na pauta. A proposta permite a inclusão automática de consumidores no cadastro positivo, eliminando a necessidade de autorização prévia. O cadastro positivo registra o histórico de pagamentos de consumidores e pode influenciar na concessão de crédito.
Saiba Mais
- Nova lei regulamenta produção e comércio de bioinsumos no país
- Medida provisória prorroga benefícios do Recine e da Lei do Audiovisual
- Sancionada lei que cria Política Nacional de Cuidados
- Projeto obriga rodovias brasileiras a terem sistema de gestão de segurança e qualidade
- Projeto cria política nacional de proteção de rios
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.