"Desafios para a valorização da herança africana no Brasil” foi o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2024), cuja primeira etapa das provas está sendo aplicada na tarde deste domingo (3). Além da redação, os candidatos respondem 45 questões de linguagens e outras 45 de ciências humanas.
Geralmente, o tema da redação do Enem está associado a questões de relevância para a sociedade. Na edição anterior, o tema escolhido foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado por mulher no Brasil”.
Os candidatos precisam escrever um texto no gênero dissertativo-argumentativo e apresentar uma proposta de intervenção a respeito do assunto. No caso da redação deste ano, o tema comporta discussões como racismo institucional e estrutural, valorização de aspectos culturais e religiosos, e o legado de tradições afro-brasileiras. No próximo domingo (10), será a vez da prova de matemática e ciências da natureza.
O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior, e permite ao candidato pleitear vagas em universidades públicas e privadas de todo o país. Mais de 4,3 milhões tiveram suas inscrições confirmadas para a edição, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame.
Saiba Mais
- Enem 2024: prazo para pedir reaplicação de provas termina hoje
- Mais de 126 mil candidatos do Maranhão comparecem ao segundo dia de provas do Enem 2024
- MEC estuda volta do Enem como certificado do ensino médio em 2025
- Divulgação do gabarito oficial do Enem será antecipada
- Enem: 2º dia de provas ocorreu sem ocorrências graves, diz ministro
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.