SÃO LUÍS - Foi apresentado nesta terça-feira (29) na Câmara Municipal de São Luís, o Projeto de Lei da vereadora Fátima Araújo que propõe a instalação de boxes para barracas, vendedores ambulantes e camelôs do Centro de São Luís.
Segundo a parlamentar, a proposta tem o objetivo de organizar o comércio ambulante, segurança, higienização e estática nas ruas públicas de grande movimentação.
“O comércio ambulante é uma atividade econômica importante para o nosso município e a única forma de sustento para muitas famílias. Portanto, a falta de organização traz transtornos em diversos aspectos.” disse a vereadora Fátima Araújo.
Vendedores ambulantes e lojistas disputam espaços na Rua Grande
A matéria feita pelo portal Imirante em 2021 mostra que após uma grande reforma que deu uma nova vida ao maior centro comercial de São Luís, a Rua Grande, que já algum tempo está tomada por vendedores ambulantes, agora está sendo “invadida” por lojistas.
Quem passa todos os dias pela Rua Grande encontra, além de bancas de vendedores ambulantes, produtos eletrodomésticos, como geladeira, fogão, máquina de lavar, e até mesmo armários de cozinha e cama em exposição em plena via, prejudicando ainda mais a locomoção dos consumidores.
Veja nota Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh)
Sobre as denúncias apontadas na matéria, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), por meio da Blitz Urbana, esclarece que o ordenamento do comércio formal e informal é um trabalho desenvolvido permanentemente pela Blitz Urbana na Rua Grande, maior centro comercial a céu aberto de São Luís, onde o fluxo de vendedores ambulantes é intenso, e também em diversos locais, bairros e pontos de comércios da capital.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.