Denúncia

Por irregularidades, MP-MA pede suspensão de concurso público em Bacuri

Promotoria de Justiça cobra explicações sobre contratação de instituto e ameaça com ações legais caso suspensão não seja acatada em 48 horas.

Imirante.com

Atualizada em 23/10/2024 às 16h50
Sede da Prefeitura Municipal de Bacuri.
Sede da Prefeitura Municipal de Bacuri. (Foto: Google Maps)

BACURI - O Ministério Público do Maranhão (MP-MA), por meio da Promotoria de Justiça de Bacuri, pediu nessa terça-feira (22), a suspensão imediata do concurso público promovido pelo município, conduzido pelo Instituto Social da Cidadania Juscelino Kubitschek. A medida foi motivada por denúncias de irregularidades e falta de transparência na contratação do instituto responsável.

O concurso, que oferece 371 vagas, incluindo 186 para cadastro de reserva, tem prazo de validade de dois anos, prorrogável por igual período a critério da prefeitura. De acordo com o MP-MA, o ato de suspensão deve ser publicado em Diário Oficial, além de ser amplamente divulgado em diversas mídias, incluindo site da prefeitura, sites locais, jornais e redes sociais.

A solicitação foi formalizada por meio de uma Recomendação assinada pelo promotor de justiça Igor Adriano Trinta Marques, e enviada ao prefeito Washington Oliveira (PSC), ao secretário de Administração e Finanças, José Rosendo de Santana, e à procuradora-geral do Município, Hilda Mendes Rego. Segundo o documento, os custos do concurso, orçados em R$ 228,5 mil, devem obedecer ao teto de gastos estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Além disso, a regularidade dos procedimentos e o cumprimento das normas legais precisam ser investigados.

O MP-MA exige que o acolhimento da recomendação seja informado em até 48 horas, acompanhado de documentos que comprovem as medidas adotadas e a ampla divulgação da suspensão. Caso a recomendação não seja acatada, o órgão poderá tomar medidas legais, incluindo uma ação civil pública, para responsabilizar os envolvidos, além de outras providências judiciais e administrativas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.