Outro pleito

Assembleia fará eleição para a 4ª vice-presidência nesta semana

Deputada Ana do Gás deve ser aclamada para o cargo que ficou vago com a ascensão de Andreia Rezende para a 1ª vice-presidência.

Ipolítica

Ana do Gás deve ser eleita 4ª vice-presidente da Assembleia Legislativa
Ana do Gás deve ser eleita 4ª vice-presidente da Assembleia Legislativa (Divulgação)

SÃO LUÍS - A deputada estadual Ana do Gás (PCdoB), deve ser eleita 4ª vice-presidente da Assembleia Legislativa nos próximos dias. O cargo ficou vago na última quinta-feira (10), com a ascensão da então titular, deputada Andreia Rezende (PSB) para a 1ª vice-presidência

A tendência é de que Ana do Gás seja aclamada para o posto, do mesmo modo que ocorreu com Rezende para no pleito para a 1ª vice-presidência. 

A movimentação na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa ocorre por causa da renúncia do deputado Rodrigo Lago (PCdoB) do cargo de primeiro vice-presidente.

Ele decidiu deixar o posto para poder voltar a atuar na advocacia. Como 1º vice-presidente Lago estava impedido de atuar como advogado.

Eleição de Rezende

Andreia Rezende foi eleita por unanimidade 1ª vice-presidente da Casa na última quinta-feira, se tornando a primeira mulher com deficiência a assumir um dos cargos mais elevados do Parlamento Estadual. 

Na ocasião, a presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (PSB), celebrou o simbolismo da eleição de Rezende.  "Este é um avanço significativo, que reforça o valor de uma liderança inclusiva e representativa", destacou. 

Vale também ressaltou a importância histórica de ver duas mulheres ocupando os cargos mais altos da Casa.  "Pela primeira vez, a Presidência e a 1ª Vice-Presidência estão sob o comando de mulheres, e isso é um reflexo da força e da competência das maranhenses”, declarou.

O deputado estadual Arnaldo Melo (PP), destacou a trajetória de vida de Andreia Rezende. “Conheço a história dessa jovem universitária, depois doutora Andreia, filha de um colega médico, que foi deputado nesta Casa, Chico Martins, um dos grandes parlamentares dos anos 1990, e que teve a felicidade de se casar com o também médico Stênio Rezende. Ela veio de forma brilhante para esta Casa e está na condição não de pessoa com deficiência, mas de uma eficiente parlamentar”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.