SÃO LUÍS - A maioria dos eleitores de São Luís votou a favor da implantação do passe livre estudantil no município. Até às 18h34 deste domingo (6), com 82,19% das urnas apuradas, 89,75% dos eleitores haviam votado SIM e 10,25% votaram NÃO.
O requerimento ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) de consulta pública foi aprovado pela Câmara de São Luís na sessão ordinária do dia 19 de junho.
A consulta foi para saber a opinião da população ludovicense sobre a gratuidade nos ônibus a estudantes dos ensinos fundamental, médio, técnico, profissionalizante, de cursos pré-vestibulares, superior, educação de jovens e adultos, de faculdades teológicas e seminários, ou seja, das pessoas que estejam devidamente matriculadas e frequentando uma instituição de ensino com sede em São Luís, idealizado pelos professores Franklin Douglas e Leonel Torres em abaixo-assinado enviado à Câmara e apresentado pelo vereador Sá Marques.
Com a maioria dos eleitores votando a favor da implantação do passe livre estudantil, o assunto será debatido na Câmara Municipal pelos vereadores eleitos para os cargos a partir de 2025.
Eduardo Braide reeleito
O atual prefeito de São Luís, Eduardo Braide, do Partido Social Democrático (PSD), foi reeleito em primeiro turno para comandar a capital maranhense pelos próximos quatro anos. O Tribunal Regional Eleitoral no Maranhão (TRE-MA) confirmou o resultado com 79,11% das urnas apuradas, quando Braide aparecia com 69,43% dos votos válidos, contra 22,93% de Duarte Júnior (PSB) e 3,34% de Dr. Yglésio (PRTB).
Eduardo Braide liderou todas as pesquisas de intenção de votos para a prefeitura de São Luís desde o início da campanha eleitoral, com destaque para as três pesquisas feitas pela Quaest/TV Mirante nos dias 9 de setembro, 27 de setembro e 5 de outubro. Nesses levantamentos, Braide oscilou entre 43% e 50% na pesquisa espontânea e entre 58% e 63% na pesquisa estimulada. Na pesquisa divulgada nesse sábado (5), o prefeito reeleito apareceu com 64% na estimativa dos resultados em votos válidos, que é a forma como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulga o resultado oficial das eleições.
Eduardo Braide votou na manhã deste domingo (6), em uma escola privada no Centro de São Luís, e falou com a imprensa sobre a expectativa para as eleições. Braide ressaltou a importância do processo democrático e pediu um voto de confiança do eleitor para dar sequência ao trabalho iniciado no primeiro mandato entre 2021 e 2024.
Saiba Mais
- PF indicia Pablo Marçal por laudo falso contra Guilherme Boulos
- Segundo turno das eleições 2024 registra abstenção próxima a 30% do eleitorado
- TSE: abstenção fica perto do total de eleitores ausentes na pandemia
- MA está entre os 15 estados que mais tiveram abstenções no 2º turno
- Prazo para justificar ausência no segundo turno vai até 7 de janeiro
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.