SÃO LUÍS - Eduardo Braide, candidato do Partido Social Democrático (PSD) à Prefeitura de São Luís, já está na sede do Grupo Mirante para a participação no debate da TV Mirante, que começa nesta quinta-feira (3), a partir das 22h. O debate terá a mediação do jornalista Paulo Renato Soares, da TV Globo.
“Expectativa boa, de apresentação de propostas para a cidade de São Luís, eu tenho certeza que é isso que a população espera e é isso que a gente vai fazer na noite de hoje, dizer o que a gente fez, mas, acima de tudo, mostrar o que a gente ainda pretende fazer pela nossa cidade”, afirma Braide.
Na última pesquisa Quaest com as intenções de voto para a Prefeitura de São Luís, Eduardo Braide aparece com 63% na pesquisa estimulada e 49% na pesquisa espontânea. O levantamento foi encomendado pela TV Mirante e divulgado no dia 27 de setembro.
O debate em São Luís será transmitido aos moradores da região. A TV Mirante convidou todos os oito candidatos a participarem do embate.
Regras do debate
Todos os debates terão as mesmas regras, com perguntas e respostas entre os candidatos. A ordem das perguntas dos candidatos em cada bloco ainda será sorteada, na presença dos representantes de cada um.
O debate terá quatro blocos, sendo dois blocos com perguntas de tema livre e dois blocos com perguntas de tema determinado. No último bloco, cada candidato terá 1 minuto e 30 segundos para as considerações finais, em ordem previamente estabelecida por sorteio.
Dinâmica das perguntas
Em cada bloco de perguntas, cada candidato terá direito a fazer uma pergunta. Nos dois primeiros blocos de perguntas, cada candidato deverá responder apenas uma vez. Assim, todos perguntam e todos respondem.
Nos dois blocos seguintes de perguntas, os candidatos poderão ser escolhidos para responder a, no máximo, duas perguntas.
Os tempos de pergunta e resposta serão os mesmos em todos os blocos de tema livre ou determinado:
- 30 segundos para fazer a pergunta
- 1 minuto e 30 segundos para resposta
- 1 minuto para réplica
- 1 minuto para tréplica
Posicionamento e direito de resposta
Os candidatos ficarão posicionados lado a lado. Quando um candidato for avisado pelo mediador para fazer a pergunta, ele escolherá a quem irá dirigir essa pergunta. Terminada a pergunta, a resposta, a réplica e a tréplica, o mediador indicará o próximo candidato a perguntar (sorteado anteriormente) e ele irá escolher a quem irá fazer a pergunta. O debate prossegue seguindo essa dinâmica, até que todos os candidatos tenham feito perguntas em cada bloco.
Se um candidato fizer ofensas pessoais a outro, o candidato ofendido pode solicitar direito de resposta. A produção do debate irá analisar o pedido e poderá conceder um minuto para que ele responda as ofensas.
Saiba Mais
- Debate TV Mirante: Rildo e Mariana têm confronto "morno"
- Duarte Júnior (PSB) chega para participação no debate da TV Mirante
- Franklin Douglas (PSOL) chega para participação no debate da TV Mirante
- Flávia Alves (Solidariedade) chega para participação no debate da TV Mirante
- Wellington do Curso (Novo) chega para participação no debate da TV Mirante
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.