SÃO LUÍS - Candidatos a prefeito, vice-prefeito e a vereador de São Luís e dos demais 216 municípios do Maranhão iniciam hoje [30] a última semana de campanha eleitoral antes do primeiro turno das eleições, que será realizado no próximo domingo (6).
Na capital, por exemplo, são oito candidatos a prefeito, oito candidatos a vice-prefeito e 520 candidatos a vereador registrados pela Justiça Eleitoral. Para a Câmara Municipal, 31 vereadores serão eleitos para o exercício de mandato nos próximos 4 anos.
Os candidatos a prefeito de São Luís são: Dr. Yglésio (PRTB), Duarte (PSB), Eduardo Braide (PSD), Fábio Câmara (PDT), Flávia Alves (Solidariedade), Franklin (PSOL), Saulo Arcangeli (PSTU) e Wellington do Curso (Novo).
Todos poderão fazer campanha até as 22 horas do próximo sábado (5), véspera do pleito.
Além de poder realizar caminhada, carreata ou passeata até o período, os candidatos também poderão fazer a distribuição de material gráfico - a exemplo dos santinhos -, até o horário e data limites.
As carreatas e passeatas poderão ser acompanhadas, ou não, por carro de som ou minitrio, como estabelece a Lei nº 9.504/1997, art. 39, § 9º; e Res.-TSE nº 23.610/2019, art. 16.
O dia 5 de outubro também será a data limite para que os candidatos e partidos, federações ou coligações façam funcionar, entre as 8h às 22h, alto-falantes ou amplificadores de som para alcançar o eleitorado.
Leia também: TSE analisa se áudio compartilhado sem autorização do autor é prova lícita
Impulsionamento
Ao longo da semana também está fixada a data limite para a divulgação de anúncio e propaganda eleitoral na mídia, de cada candidato.
Na sexta-feira (4), por exemplo, será o último dia para a “divulgação paga, na imprensa escrita, e reprodução, na internet, de jornal impresso, de até 10 (dez) anúncios de propaganda eleitoral, por veículo, em datas diversas, para cada candidata ou candidato, no espaço máximo, por edição, de 1/8 (um oitavo) de página de jornal padrão e de 1/4 (um quarto) de página de revista ou tabloide (Lei nº 9.504/1997, art. 43, caput; Res.-TSE nº 23.610/2019, art. 42)”.
Também será o último dia para a “circulação paga ou impulsionada de propaganda eleitoral na internet, mesmo se a contratação tiver sido realizada antes desse prazo, cabendo ao provedor de aplicação, que comercializa o impulsionamento, realizar o desligamento da veiculação de propaganda eleitoral (Res.-TSE nº 23.610/2019, art. 29, § 11)”.
No domingo, das 7h às 17h o eleitor poderá se deslocar ao local de votação para exercer voto em seus respectivos candidatos. A Justiça Eleitoral começa a computar e divulgar o resultado das eleições municipais depois das 17h.
A expectativa no Maranhão é de que até as 19h o processo esteja por completo encerrado.
Saiba Mais
- PF indicia Pablo Marçal por laudo falso contra Guilherme Boulos
- Segundo turno das eleições 2024 registra abstenção próxima a 30% do eleitorado
- TSE: abstenção fica perto do total de eleitores ausentes na pandemia
- MA está entre os 15 estados que mais tiveram abstenções no 2º turno
- Prazo para justificar ausência no segundo turno vai até 7 de janeiro
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.