BALSAS - Os candidatos à prefeitura de Balsas, Alan Da Mirassol (PRD), Celso Henrique (PP) e Professor Francisco Cunha (NOVO) participaram, na noite deste sábado (28) do Debate da Tv Mirante. O programa foi mediado pelo jornalista Clóvis Cabalau, da TV Mirante, e teve quatro blocos. Os candidatos responderam a perguntas elaboradas por jornalistas do Grupo Mirante, e também fizeram questionamentos uns aos outros com comentários, réplicas e tréplicas.
Durante o primeiro bloco, o professor Francisco Cunha começou as perguntas com o tema infraestrutura e Alan Da Mirassol apresentou como proposta, fazer o tratamento do esgoto e devolver para os rios de forma limpa. Em seguida, o candidato Alan Da Mirassol perguntou ao Celso Henrique sobre quais melhorias seriam feitas em relação à segurança da cidade. Que em sua resposta disse que pretende continuar com o serviço que está sendo feito, principalmente as operações com a Polícia Militar do Maranhão. Para encerrar o primeiro bloco, o professor Celso Henrique perguntou ao Professor Francisco Cunha sobre educação, em especial sobre ampliação. O professor por sua vez, disse que vai valorizar os alunos e professores, oferecer alimentos de qualidade e transporte com segurança.
No segundo bloco os temas foram sorteados e o primeiro a perguntar foi o candidato Allan Da Mirassol que recebeu o tema transporte e destinou sua dúvida para o candidato Celso Henrique. Se eleito, Henrique pretende criar o programa tarifa zero para facilitar a locomoção de pessoas que usam o transporte público diariamente. Em seguida foi a vez de Celso Henrique perguntar ao Professor Francisco Cunha e o tema sorteado foi saúde. Que em seu projeto de governo disse que pretende mudar a localização do Balsas Urgente para ajudar mais pessoas. Antes do segundo bloco ser encerrado, o Professor Francisco Cunha perguntou ao Alan Da Mirassol sobre segurança que em sua resposta disse que pretende oferecer mais quadras de esporte, investir em viaturas, além de armamento.
Já no terceiro bloco, o tema foi livre e o candidato Celso Henrique perguntou ao Alan Da Mirassol sobre a saúde municipal, que em sua defesa disse que vai revolucionar a saúde para que as pessoas do município não precisem ir para a capital maranhense para uma simples cirurgia. O candidato Alan escolheu o Professor Francisco Cunha e perguntou quais seriam as melhorias para a saúde de Balsas, que por sua vez disse que vai aumentar o número de funcionários da saúde, além de retomar os convênios com clinicas particulares para que os pacientes tenham mais suporte. Por último, o Professor Francisco Cunha perguntou ao Celso Henrique sobre melhorias na pavimentação, principalmente na zona rural do município. Que em sua resposta disse que pretende investir nas zonas de acesso e visto que a área urbana está ficando pavimentada, será a vez da zona rural.
No último bloco do programa, o candidato Allan Da Mirassol ao Celso Henrique sobre quais suas propostas focadas para os jovens de Balsas. Que em sua oportunidade de fala disse que tem planos para lazer, propostas de empregos e cultura. Em seguida, Celso Henrique perguntou sobre cultura ao Francisco Cunha que respondeu que irá apoiar as festividades religiosas e principalmente aos artistas locais como cantores, artesões para gerar mais rendas. Por último, Francisco Cunha direcionou sua pergunta sobre habitação ao candidato Alan da Mirassol, que em sua resposta disse que pretende buscar programas do Governo Federal como Minha Casa Minha Vida que é destinado para pessoas de baixa renda. Nas considerações finais, cada candidato teve a chance de reiterar seus compromissos: Professor Francisco Cunha enfatizou sua "aliança" com a população de Balsas, Celso Henrique disse que seguirá seu trabalho e Allan Da Mirassol pretende mudar o rumo do município.
Saiba Mais
- Cidades do MA podem ter redução no número de vereadores
- Prazo para prestação de contas do 2° turno termina neste sábado
- PF indicia Pablo Marçal por laudo falso contra Guilherme Boulos
- Segundo turno das eleições 2024 registra abstenção próxima a 30% do eleitorado
- TSE: abstenção fica perto do total de eleitores ausentes na pandemia
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.