SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - A Justiça Eleitoral de São José de Ribamar, Maranhão, indeferiu o pedido de registro de candidatura de Cloves Pacheco da Silva para o cargo de vereador nas eleições de 2024. O Ministério Público Eleitoral recorreu da decisão inicial que havia deferido a candidatura, alegando a falta de uma certidão necessária da justiça federal de segundo grau, conforme exigido pelo artigo 27 da Resolução TSE 23.609/2019.
O processo teve reviravoltas, com o candidato apresentando inicialmente documentação inadequada. Após várias tentativas de correção, o juízo local, seguindo um precedente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), inicialmente aceitou a juntada de documentos fora do prazo, mas acabou acatando os argumentos do Ministério Público na retratação.
A decisão enfatiza a importância da integridade documental no processo eleitoral, sublinhando que a ausência de documentação apropriada constitui uma barreira legal à candidatura. Enquanto Cloves Pacheco e sua defesa argumentam que a sentença deveria ser reformada com base em jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que permite a juntada de documentos até o esgotamento da instância ordinária, a decisão final manteve o indeferimento, reforçando a necessidade de cumprir todos os requisitos legais para registro de candidatura.
Saiba Mais
- Cidades do MA podem ter redução no número de vereadores
- Prazo para prestação de contas do 2° turno termina neste sábado
- PF indicia Pablo Marçal por laudo falso contra Guilherme Boulos
- Segundo turno das eleições 2024 registra abstenção próxima a 30% do eleitorado
- TSE: abstenção fica perto do total de eleitores ausentes na pandemia
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.