IRREGULARIDADES

Juiz eleitoral interrompe divulgação de pesquisa em Barreirinhas

Decisão judicial suspende pesquisa de intenção de voto planejada para divulgação em Barreirinhas

José Linhares Jr / Editor do Ipolítica

Justiça Eleitoral acatou ação da advogada Anna Graziella Neiva contra pesquisa.
Justiça Eleitoral acatou ação da advogada Anna Graziella Neiva contra pesquisa. (TRE)

BARREIRINHAS - O juiz eleitoral Ivis Monteiro Costa determinou a suspensão da pesquisa da Projete Consultoria Ltda., que previa divulgar intenções de voto para prefeito de Barreirinhas nesta quinta-feira, 12. A decisão foi proferida na quarta-feira, 11, após análise de representação da coligação “Barreirinhas de Todos Nós”, representada pela advogada Anna Graziella Neiva.

A alegação central para a suspensão envolveu uma série de irregularidades apontadas no método de coleta de dados da pesquisa, incluindo a omissão de dados de eleitores entre 50 e 59 anos, e a falta de representatividade adequada dos entrevistados por bairro/distrito, além da ausência de informações sobre o nível econômico dos participantes.

Essas inconformidades, segundo o juiz, violam as exigências legais estabelecidas para a realização e divulgação de pesquisas eleitorais. O Ministério Público Eleitoral (MPE) também apresentou um parecer que corroborou as denúncias de irregularidades. Em caso de descumprimento da ordem judicial, foi estabelecida uma multa diária de R$ 5 mil.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.