SÃO LUÍS - Foram definidas nesta quinta-feira (5) as regras para o debate do Portal Imirante com candidatos à prefeitura de São Luís. Apenas o candidato Eduardo Braide não enviou representantes, mesmo após ser o único a faltar na Sabatina do Imirante.
Representantes de partidos e coligações de sete candidatos participaram de reunião no Grupo Mirante para conhecer os detalhes do programa que ocorrerá dia 19 de setembro, às 20h30.
Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp
Dr Yglésio estava representado por Ricardo Gonçalves ; Duarte Jr (PSB) por Diego Eceiza; Flávia Alves (SOLIDARIEDADE) por Viviane Menezes; Fábio Câmara (PDT) por Marco Aurélio D'Eça; Franklin Douglas (PSOL) por Talita Romênia; Saulo Arcangeli (PSTU) por Marcelo Cutrim; e Wellington do Curso (NOVO) foi representado por Nayanne Ferres.
O debate terá quatro blocos com os cinco dos oito candidatos. Os critérios são os estabelecidos pela legislação eleitoral, ou seja, a representatividade dos partidos ou federações são os determinantes para a participação em debates.
Para a definição dos candidatos convidados para o debate, será utilizada a regra de posicionamento na última pesquisa divulgada pelo Instituto Quaest, antes da data de realização do debate.
Serão convidados todos os candidatos cujo o partido tenha representatividade no Congresso e os 5 primeiros colocados na pesquisa Quaest. Porém, em caso de empate, a preferência será do candidato cujo partido tenha representatividade no Congresso Nacional, sendo que o limite máximo de participantes será de 6 candidatos.
O debate será mediado pela jornalista Carla Lima.
BLOCOS
- 1º Bloco: O mediador fará a leitura das regras gerais do debate; os candidatos farão sua apresentação pessoal, seguindo a mesma ordem do sorteio feito momentos antes do debate, com duração de, no máximo 2 (dois) minutos; em seguida, responderão a perguntas dos jornalistas do Grupo Mirante, escolhidas por meio de sorteio.
- 2º Bloco: os candidatos farão perguntas entre si, com temas determinados (mediante sorteio).
- 3º Bloco: os candidatos farão perguntas entre si, com tema livre.
- 4º Bloco: considerações finais.
Haverá uma rodada de perguntas de jornalistas, uma rodada de perguntas de tema determinado e duas rodadas com tema livre.
O tempo total do debate é de aproximadamente 3 horas.
Saiba Mais
- Segundo turno das eleições 2024 registra abstenção próxima a 30% do eleitorado
- TSE: abstenção fica perto do total de eleitores ausentes na pandemia
- MA está entre os 15 estados que mais tiveram abstenções no 2º turno
- Prazo para justificar ausência no segundo turno vai até 7 de janeiro
- Suplente com pouco mais de 6 mil votos deve assumir mandato na Câmara Federal
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.