Fogo na Vem Ki Tem

Após incêndio em loja, casas do entorno são desocupadas e bombeiros trabalham em rescaldo

Dez famílias que moram perto da loja Vem Ki Tem precisaram de apoio e foram hospedadas em hotéis.

Imirante.com

Atualizada em 02/09/2024 às 11h50
Bombeiros trabalham em rescaldo nesta manhã. (Foto: Divulgação/CBMMA)
Bombeiros trabalham em rescaldo nesta manhã. (Foto: Divulgação/CBMMA)

SÃO LUÍS - Equipes do Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA) estão, na manhã desta segunda-feira (2), finalizando o rescaldo após o incêndio na loja Vem Ki Tem Atacarejo, localizada na Avenida Guajajaras, no bairro Forquilha, em São Luís. 

A loja foi destruída pelo fogo na tarde desse domingo (1º). Somente o vigia ocupava o estabelecimento no momento do início do incêndio. 

Segundo o comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto, ainda restaram pequenos focos de incêndio na loja em decorrência da queima de material como plásticos, solventes e similares. 

Casas evacuadas no entorno da loja

Ainda nesse domingo (1º), a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil cadastrou 30 famílias que tiveram suas residências afetadas. Treze edificações, segundo o comando do CBMMA, apresentaram riscos de serem atingidas pelas chamas e também foram alcançadas pela fumaça e fuligem. 

As casas foram desocupadas, e dez famílias precisaram de apoio. Elas foram hospedadas em hotéis custeados pela empresa. Um inquérito instaurado pela Polícia Civil deverá apurar as causas deste incêndio.

Leia a nota do Corpo de Bombeiros:

"O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) informa que um incêndio de grandes proporções atingiu a loja Vem Ki Tem, no bairro Forquilha, nesta tarde.

O CBMMA chegou ao local poucos minutos após o alerta. Foram mobilizados 83 bombeiros, sete viaturas de combate a incêndio, seis viaturas de resgate e duas ambulâncias. Imediatamente, a equipe iniciou o combate às chamas e contenção da fumaça, conseguindo controlar o fogo, a extinção dos focos de calor e rescaldo do prédio e áreas afetadas. Para evitar riscos, algumas famílias de casas próximas ao estabelecimento precisaram ser evacuadas. Não houve vítimas.

A operação também contou com apoio das polícias Militar e Civil, perícia oficial e Defesa Civil Estadual.

Um inquérito será instaurado pela Polícia Civil para, com base nos laudos periciais oficiais, investigar eventual dolo no incêndio.

Sobre os dados de incêndios, a Corporação informa que, na Grande Ilha, no primeiro semestre deste ano, foram registradas 270 ocorrências de incêndios ou princípios de incêndios: 191 em residências (casas e apartamentos) e 79 em estabelecimentos comerciais. No mesmo período de 2023, estes números somaram 322 ocorrências: 210 em residências e 112 em estabelecimentos comerciais".

Em nota divulgada na manhã desta segunda-feira (2), a VemKiTem lamentou o ocorrido e agradeceu a solidariedade e o apoio da população maranhense e do comércio local. Leia a íntegra da nota:

"Com profunda tristeza, o time do Atacarejo VemKiTem lamenta o incêndio ocorrido na tarde deste domingo (01/09), na unidade localizada na Avenida Guajajaras, no bairro da Forquilha, em São Luís (MA). O incidente ocorreu por volta das 14h50, e graças ao trabalho rápido e eficiente dos nossos colaboradores plantonistas e do Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA), o fogo foi controlado por volta das 17h30. Felizmente, não houve vítimas, já que a loja havia encerrado as atividades às 14h.

Presentes na capital maranhense há pouco mais de um ano, estamos inteiramente comprometidos em colaborar de forma integral com as autoridades competentes para que as causas do incêndio sejam identificadas.

A segurança dos nossos colaboradores, clientes, e da comunidade ao redor é nossa prioridade. Por isso, por precaução e cuidado com a saúde e o bem-estar das famílias residentes na vizinhança da nossa loja, devidamente identificadas pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil, tomamos a iniciativa de acolhê-las em um hotel perto de suas casas, com todos os custos arcados pela empresa, durante o tempo que for preciso. Além disso, também oferecemos o suporte necessário aos nossos 137 colaboradores de São Luís, para juntos superarmos esse momento desafiador.

Nós agradecemos a solidariedade e o apoio que já recebemos da população maranhense e do comércio local. Estamos confiantes que o mais brevemente possível e com ajuda de todos vamos superar esse momento desafiador.

Fraternalmente, 

Grupo Bartolomeu."

Veja imagens do interior da loja após o incêndio

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.