Agosto laranja

“Caminhada EM mim pulsa vida” promove conscientização sobre esclerose múltipla

A “Caminhada EM mim pulsa vida 2024” será realizada neste sábado (31), na Litorânea.

Imirante.com

“Caminhada EM mim pulsa vida” promove conscientização sobre esclerose múltipla
“Caminhada EM mim pulsa vida” promove conscientização sobre esclerose múltipla (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A AMEM, Associação Maranhense de Esclerose Múltipla, realizará a “Caminhada EM mim pulsa vida 2024”, para comemorar o Dia Nacional de Conscientização sobre Esclerose Múltipla e em alusão a Campanha Agosto Laranja. A Caminhada será realizada neste sábado (31), das 16h30 às 18h, com saída do Quiosque Guaraná do JC em direção à Praça dos Pescadores. 

O trajeto contará com a participação de aproximadamente 100 pessoas. Entre elas, pessoas com esclerose múltipla, profissionais da saúde, familiares, amigos e demais apoiadores, que pretendem chamar atenção para a causa, pois se trata de uma doença ainda pouco conhecida pela maior parte da população. 

O que é esclerose múltipla? 

A esclerose múltipla é uma doença neurológica e autoimune em que o próprio sistema imune ataca a bainha de mielina, que é uma estrutura protetora que reveste os neurônios, causando destruição ou danos permanentes nos nervos. Quando uma pessoa tem esclerose múltipla, é como se seus neurônios não conseguissem mais se comunicar com o cérebro, em um processo que na maioria das vezes é irreversível, e piora conforme os anos avançam. 

No Brasil, de acordo com estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Federação Internacional de Esclerose Múltipla, cerca de 40 mil pacientes sofrem de esclerose múltipla. Em suas fases iniciais, a esclerose múltipla pode ser uma condição silenciosa, com sintomas que surgem e desaparecem naturalmente e que não chamam a atenção do paciente, por isso a importância de conscientização para alertar a população sobre a doença. 

Os principais sintomas incluem: visão turva; dificuldade em controlar urina; fadiga; perda de força muscular; formigamento nas extremidades do corpo; fraqueza; sensação constante de “perna que dorme”; falta de equilíbrio; perda visual; espasmos musculares; dificuldades cognitivas; impotência sexual; tontura ou vertigem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.