(Divulgação)
COLUNA
Euges Lima
Euges Lima é historiador, professor, bibliófilo, palestrante e ex-presidente do IHGM.
EUGES LIMA

O dia nacional do historiador

19 de agosto é o dia nacional do historiador brasileiro.

Euges Lima

19 de agosto é o dia nacional do historiador brasileiro. O historiador é um profissional imprescindível para nossa sociedade, pela sua visão crítica, problematizadora e compreensão das continuidades e rupturas entre passado e presente, além de carregar a responsabilidade de escrever a nossa história. 

Um historiador é aquele profissional dedicado ao estudo e interpretação do passado. Sua missão é compreender e explicar os eventos, processos e mudanças que ocorreram em diferentes sociedades e culturas ao longo do tempo. 

Às vezes, dedicando-se uma vida inteira a esse ofício e como disse Eric Hobsbawm: “o historiador têm como função lembrar aquilo que já foi esquecido”. 

Para reconstrução do passado, os historiadores utilizam várias fontes de informação, como documentos escritos, artefatos arqueológicos, registros estatísticos e testemunhos orais.

As funções de um historiador são entre outras: lecionar, pesquisa histórica; dirigir serviços de documentação e informação histórica; além de elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos e laudos sobre temas históricos; assessoria, etc.

Os historiadores, também trabalham em instituições da educação básica e de ensino superior, ministrando aulas, conduzindo pesquisas originais, escrevendo artigos e livros, contribuindo, portanto, para o avanço do conhecimento histórico em suas áreas de especialização.

O Dia Nacional do Historiador no nosso país ainda é recente, estamos no décimo quinto ano de sua celebração, foi criado em 17 de dezembro de 2009, por meio da Lei Federal de n. 12.130, sancionada pelo então presidente em exercício, José Alencar. 

A data escolhida, o “19 de agosto”, foi devido ser o aniversário do pernambucano Joaquim Nabuco, que foi político, diplomata, abolicionista, escritor e historiador do período imperial e início da República.

Outra vitória histórica para profissão de historiador no Brasil foi sua regulamentação, há quatro anos, no dia 17 de agosto de 2020, com a aprovação da Lei de N.º 14.038. Essa lei estabelece os requisitos para o exercício da atividade profissional e determina o registro em órgão competente.

Para exercer a profissão de historiador no Brasil, é necessário ter diploma de curso superior em história, seja licenciatura ou bacharelado, ou mestrado ou doutorado na área de história. A regulamentação foi uma conquista importante para a classe profissional, após décadas de reivindicações e tentativas anteriores. Parabéns aos nossos historiadores brasileiros, em especial, aos maranhenses.



 



 



 



 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.