Palestra de abertura

“Fiquei impressionado com a qualidade dessa casa do saber”, diz ministro do STJ após dar palestra no Ceuma

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luiz Gurgel, ministrou a palestra de abertura das aulas do segundo semestre do curso de Direito da Universidade Ceuma, nessa segunda-feira (12).

Publipost/Universidade Ceuma

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luiz Gurgel, abordou o tema Reforma Tributária, Segurança Jurídica e Desenvolvimento. (Foto: Divulgação/Universidade Ceuma)
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luiz Gurgel, abordou o tema Reforma Tributária, Segurança Jurídica e Desenvolvimento. (Foto: Divulgação/Universidade Ceuma)

SÃO LUÍS - Nessa segunda-feira (12), a Universidade Ceuma recebeu o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luiz Gurgel, que ministrou a palestra de abertura das aulas do segundo semestre do curso de Direito da instituição de ensino superior. Na aula magna, realizada no campus Renascença, em São Luís, o juiz abordou o tema “Reforma Tributária, Segurança Jurídica e Desenvolvimento”.

O momento foi uma grande oportunidade dos alunos e professores da universidade ampliarem seus conhecimentos na área do Direito, com um dos grandes nomes da área jurídica no país.
O ministro Luiz Gurgel, que é pernambucano, é Mestre e Doutor em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), além de ser escritor, palestrante e professor de Direito Tributário.

Após ministrar a palestra, o ministro Luiz Gurgel visitou as instalações da universidade. (Foto: Divulgação/Universidade Ceuma)
Após ministrar a palestra, o ministro Luiz Gurgel visitou as instalações da universidade. (Foto: Divulgação/Universidade Ceuma)

A aula magna do curso de Direito da Universidade Ceuma é realizada a cada início de semestre, dando a oportunidade aos participantes de assistir a palestras brilhantes, ministradas por alguns dos maiores juristas do Brasil, sendo mais uma forma da instituição de ensino superior preparar profissionais de grande excelência para o mercado de trabalho.

Para a nova coordenadora do curso, professora Me. Ana Maria Marques, foi uma honra iniciar seu primeiro semestre à frente do curso de Direito no Ceuma com a palestra do Ministro do STJ. Em seu discurso, ela se emocionou e agradeceu a parceria e o companheirismo do ex-coordenador do curso, Dr. Silvio Mesquita Leite.

“Estamos muito felizes com a aula magna ministrada pelo Ministro Gurgel, que marca o início de um semestre promissor. Foi extremamente honroso recebê-lo, e sua exposição sobre a reforma tributária, associando-a à segurança jurídica e ao desenvolvimento econômico e social, foi excepcional. Esperamos que este momento inspire os alunos para um semestre de alta qualidade e dedicação”, afirmou a coordenadora Ana Maria Marques.
 

Após ministrar a palestra, o ministro Luiz Gurgel visitou as instalações da universidade. Além disso, a passagem dele pela instituição foi registrada no “Livro de Ouro”, que é um espaço dedicado à memória dos visitantes ilustres da universidade.

O ministro Luiz Gurgel registrou sua passagem no “Livro de Ouro”, um espaço dedicado à memória das visitas ilustres na Universidade Ceuma. (Foto: Divulgação/Universidade Ceuma)
O ministro Luiz Gurgel registrou sua passagem no “Livro de Ouro”, um espaço dedicado à memória das visitas ilustres na Universidade Ceuma. (Foto: Divulgação/Universidade Ceuma)

Durante a visita, o ministro expressou sua satisfação em estar em São Luís para proferir a aula magna do curso de Direito da Universidade Ceuma.

“Tive o privilégio de conhecer as instalações desta prestigiada instituição de ensino e fiquei impressionado com a qualidade dessa casa do saber. Na palestra, abordamos esses três temas fundamentais, aproximando-nos dos alunos e conversando com os professores da casa. Além disso, tive a oportunidade de explorar outras áreas da universidade, incluindo a belíssima biblioteca. Foi uma grande satisfação poder estar aqui junto à instituição”, declarou o ministro Luiz Gurgel.

A reitora da Universidade Ceuma, Cristina Nitz, agradeceu a presença do renomado ministro Luiz Gurgel e destacou a importância de dialogar sobre temas tão relevantes. Ela destacou que as questões abordadas na aula magna são cruciais para o progresso econômico e social do país.

“Uma reforma tributária bem estruturada pode simplificar o sistema fiscal, reduzindo a complexidade e os custos, o que beneficia toda a sociedade”, ressaltou.

A reitora Cristina Nitz agradeceu a presença do renomado ministro Luiz Gurgel na Universidade Ceuma. (Foto: Divulgação/Universidade Ceuma)
A reitora Cristina Nitz agradeceu a presença do renomado ministro Luiz Gurgel na Universidade Ceuma. (Foto: Divulgação/Universidade Ceuma)

Participaram da aula magna: a Diretora da Escola Superior da Magistratura do Maranhão, Desembargadora Sonia Maria Amaral Fernandes Ribeiro, representando o Desembargador José de Ribamar Froes Sobrinho, presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão; o Desembargador Federal do TRF da 1ª Região e professor da Universidade Ceuma, Dr. Roberto Veloso. A diretoria do grupo educacional e mantenedora também prestigiaram a aula magna, incluindo o vice-presidente da Mantenedora, Dr. Clovis Fecury, e o Diretor de Serviços Administrativos, advogado Sergio de Carvalho Tavares; Coordenador do curso de Direito da Unieuro, Integrante do Grupo Educacional Ceuma, Prof. Doutor Rafael Fonseca; a pró-reitora de Graduação e extensão, Me. Fabiana Lobato e Diretor de Operações do Grupo Ceuma,  Flávio Bastos.
 

Curso de Direito no Ceuma

Avaliado com nota 5, o curso de Direito da Universidade Ceuma é o mais bem conceituado no Maranhão. Tem professores extremamente especializados com mestrados e doutorados, além da expertise de muitos anos em advocacia. O curso dispõe também de Escritório-Escola, de Centros de Conciliação de Conflitos e Cidadania e dos Centros Avançados de Atendimento do Procon.
 

O curso inicia o aprendizado com fundamentos em Psicologia, Filosofia Jurídica, Sociologia, Antropologia e Ciências Políticas para desenvolver a habilidade do aluno em argumentar, persuadir e conciliar. As disciplinas específicas abrangem todos os ramos do Direito Público e Privado em aulas práticas e dialogadas.

Com a ótima formação da Universidade Ceuma, o formado em Direito, após ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pode se especializar em uma das áreas do Direito privado e abrir seu escritório. Ou optar por carreiras jurídicas na magistratura, nas promotorias ou nas polícias. Ou ainda trabalhar em órgãos públicos como assessor jurídico ou analista judiciário. A Diplomacia é outra carreira promissora para quem pretende seguir o Direito Internacional.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.