SÃO LUÍS - A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), está com inscrições abertas para o processo seletivo do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDSE).
Estão sendo oferecidas 12 vagas, e as inscrições poderão ser feitas até o dia 12 de agosto deste ano, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), com ingresso no segundo semestre de 2024.
Confira o edital na íntegra, clicando aqui.
O curso de Mestrado é na modalidade acadêmica, tem duração regulamentar de 24 meses, totalizando 28 unidades de crédito ou 420 horas/aula.
Podem participar da seleção diplomados em cursos de graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) em qualquer área de conhecimento.
Das 12 vagas ofertadas, sete são para ampla concorrência e cinco para Ações afirmativas. Há, ainda, três vagas suplementares destinadas aos servidores técnico-administrativos em educação efetivos e ativos da UFMA.
No ato da inscrição, a documentação necessária deve ser anexada em formato PDF, com tamanho máximo de 5 MB por arquivo.
O valor da taxa de inscrição é R$ 150, com possibilidade de isenção para candidatos que comprovem baixa renda conforme as normas dos decretos federais vigentes.
Para solicitar a isenção, o candidato deve apresentar, de forma prévia à inscrição, os documentos relacionados no edital dentro do cronograma, via e-mail ppgdse.ccso@ufma.br.
Os candidatos devem acompanhar as publicações e resultados no site do SIGAA, na página do PPGDSE e na página da Ageufma. A aprovação no processo seletivo não garante a concessão de bolsa, que será definida conforme critérios específicos do programa.
Para mais informações, consulte o edital completo, ou entre em contato com a coordenação do PPGDSE pelo e-mail ppgdse.ccso@ufma.br.
O programa
O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDSE) da UFMA, que é recomendado pela CAPES, com conceito 3, foi criado por meio da resolução do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CONSEPE-UFMA) 670/2009. Fez seu primeiro processo seletivo em 2010 e iniciou sua primeira turma em 2011, com a implementação do curso de Mestrado.
A criação do PPGDSE resultou de um esforço coletivo dos docentes do Departamento de Economia da UFMA, que decidiram contribuir no atendimento de uma demanda regional por produção científica em nível de pós-graduação no campo das Ciências Econômicas. Como elemento norteador, estabeleceu-se a pretensão de desenvolver pesquisas que intensifiquem o debate sobre as particularidades locais e sua conexão com a universalidade do desenvolvimento capitalista.
Desde 2013, com a formação dos primeiros mestres em Desenvolvimento Socioeconômico no Estado do Maranhão, o Programa tem contribuído na formação de pessoas para a carreira docente e para aprimoramento das atividades de pesquisas, em instituições públicas e privadas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
O Programa tem como área de concentração a de Desenvolvimento Socioeconômico. Atualmente conta com as seguintes linhas de pesquisa:
i) Desenvolvimento Regional, Agricultura e Meio Ambiente - Desenvolvimento regional; desenvolvimento e agricultura; desenvolvimento e meio ambiente; desenvolvimento e território.
ii) Trabalho, Estado e Mundialização - Economia do trabalho; desenvolvimento, dependência e imperialismo; Estado e finanças públicas; política econômica e planejamento; economia internacional.
Saiba Mais
- UFMA encerra inscrições para seletivo de professor em São Luís
- UFMA pede investigação criminal contra historiadora que fez performance erótica
- UFMA encerra inscrições para seletivo de professor
- Projeto da PROEC/UFMA e do MTE oferta mil vagas para cursos de Formação Inicial Continuada no Maranhão
- UFMA abre 149 vagas remanescentes em 16 cursos para o segundo semestre de 2024
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.