SÃO LUÍS - No dia 31 de julho, comemoramos o Dia dos Vira-Latas, uma homenagem aos nossos queridos animais sem raça definida (SRD). Embora sejam amados por muitos, nem sempre esses animais são acolhidos como merecem. No Brasil, os números são alarmantes: cerca de 185 mil animais estão abandonados ou foram resgatados após maus-tratos e estão sob a tutela de organizações não governamentais (ONGs) e grupos de protetores, aguardando a chance de encontrar um lar.
A Terra Zoo, uma loja especializada e parceira dos cães e gatos SRD, separou algumas informações sobre esses bichinhos mais que especiais, com o objetivo de mudar a realidade, muitas vezes cruel, que esses animais enfrentam.
O que é um animal SRD?
Um cachorro ou gato “classificado” como SRD é todo aquele “Sem Raça Definida”, ou seja, que não se enquadra em nenhuma raça oficialmente reconhecida pelos clubes ou órgãos de criadores. A médica veterinária da Terra Zoo, Dra. Débora Campos, explica: "Cachorros e gatos sem raça definida não seguem um padrão, podendo ter cores e tamanhos variados, assim como diferentes tipos de pelagem. Apesar de não se encaixarem em uma raça determinada, eles podem apresentar características muito parecidas com as de certas linhagens, algumas vezes carregando em sua genética traços de pets de raça."
Diferenças entre animais SRD e animais de raça
A principal diferença entre animais SRD e animais de raça vai além da sua aparência. As raças possuem comportamentos preestabelecidos, mas o tutor desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do comportamento de cada animal. O comportamento do animal é responsabilidade do tutor, que deve respeitar as diferenças individuais de cada bichinho.
Muitas pessoas optam por cães de raça por saberem de antemão o temperamento deles. Com os SRDs, a graça está justamente no contrário! Não há como saber se ele será mais curioso, preguiçoso ou engraçado. Você só vai descobrir com a convivência, o que torna a experiência muito especial.
Ao contrário do que muitos pensam, não há provas de que cães sem raça definida sejam mais resistentes que os de raça. No entanto, eles geralmente estão menos expostos a problemas típicos de algumas raças. Por exemplo, cães da raça golden retriever tendem a desenvolver displasia coxofemoral, e estima-se que 40% dos spitz alemães apresentem deslocamento da patela em algum momento.
Responsabilidade é o que vale
Especialistas apontam que, quando se trata de adoção de animais abandonados, os de raça pura ou mestiços dessas raças são mais facilmente adotados, deixando os SRDs em último plano. Isso se deve, em parte, à cultura de adoção de animais abandonados nas ruas e ao custo de aquisição de um animal de raça pura, que muitas vezes é alto. A maioria das pessoas que deseja ter um animal de estimação não pode comprar um de raça pura.
Joyce Milene, presidente da Associação Maranhense em Defesa dos Animais, destaca a importância de tratar os animais SRD com o mesmo cuidado e amor dispensados aos pets de raça pura: "A responsabilidade é a mesma, e é ela que faz toda a diferença. Abandonar um animal é o que há de pior, e isso, infelizmente, acontece tanto com os SRD quanto com os animais de raça pura. A única diferença é que o último, ao ser resgatado, terá muito mais possibilidades de uma nova adoção. É triste, mas é a realidade. Além disso, o cãozinho, independente da sua raça, merece e precisa de cuidados básicos, como alimentação adequada, cuidado com a saúde e diversão para o seu desenvolvimento saudável."
Terra Zoo e o bem-estar dos animais
Uma das formas que a Terra Zoo promove o bem-estar dos animais é através dos encontros realizados nas lojas. No dia 27 de julho, na Terra Zoo Cohama, você pode participar do Encontro de Vira-Latas, um evento para celebrar esses animais tão especiais, com vacinação antirrábica gratuita, brindes e a possibilidade de adoção de animais SRD. Marque na agenda: será às 16h na Terra Zoo Cohama. Você pode levar o seu vira-lata ou aproveitar o evento para adotar um animal. As vitrines de adoção da Terra Zoo são um espaço perfeito para encontrar um novo membro para sua família.
Além disso, a Terra Zoo realiza um trabalho de responsabilidade social focado em ONGs de proteção animal. Atualmente, são cerca de 10 ONGs parceiras da Terra Zoo em diversas cidades, incluindo Imperatriz, Balsas, Teresina, Araguaína, Belém, Bacabal e a Grande São Luís. As ONGs participam dos eventos de adoção que a empresa realiza frequentemente, oferecendo vacinação viral, aplicação de microchips de identificação e doação de ração para cada animal adotado, além do espaço permanente nas vitrines de adoção e a campanha de troco solidário nas lojas físicas.
O amor não tem raça
Os animais SRD são tão especiais quanto os de raça pura e merecem todo o carinho e cuidado. Ao adotar um animal SRD, você não só ganha um amigo leal, mas também contribui para a redução do número de animais abandonados.
A Terra Zoo está comprometida em promover a adoção responsável e garantir que esses animais recebam o amor e a atenção que merecem. Vamos juntos transformar a realidade dos vira-latas, oferecendo a eles a chance de uma vida melhor e mais feliz.
Saiba Mais
- Como proteger seu pet dos fogos de artifício do Ano Novo
- Ceia segura: saiba o que seu pet pode e não pode comer neste Natal
- Luzes, enfeites e pets: saiba como ter um Natal inesquecível e sem sustos
- Seu gato coça demais as orelhas? Descubra como protegê-lo da sarna otodécica!
- Seu gato está se lambendo demais? Descubra por que esse comportamento pode ser prejudicial!
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.